Dados do Trabalho
Título
INSUFICIENCIA RESPIRATÓRIA POR COVID-19 EM HOSPITAL GERAL DA GRANDE FLORIANÓPOLIS: RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
Em 2019, um novo coronavírus foi identificado como a causa de um grupo de casos de pneumonia em Wuhan, na China. Espalhou-se rapidamente, resultando em uma pandemia global.
Objetivos
Relatar um caso clínico sobre insuficiência respiratória por COVID-19 em paciente grave a fim de auxiliar na melhor compreensão e manejo da doença.
Delineamento e Métodos
As informações contidas neste relato de caso foram obtidas por meio de revisão de prontuário.
Resultados
Paciente masculino, 52 anos, branco, trazido pelo SAMU sem contato prévio, por suspeita de COVID-19. Relata tosse seca, mal-estar, febre, mialgia e dispneia há 9 dias. Ex-tabagista (50 anos-maço), hipertenso, diabético insulino-dependente e obeso. Na admissão da UTI, paciente taquipneico, saturação de oxigênio de 65% com máscara ventilatória 15 L/min. Realizada a intubação orotraqueal (IOT) de sequência rápida com ventilação protetora. Laboratório da entrada com linfopenia (450/mm3), plaquetopenia (105.000/mm3), glicemia 438 mg/dL, transaminase TGO 49 UL, PCR 163,83mg/dL, D-dímero 820,00 ng/mL. Tomografia de tórax apresenta 90% de comprometimento pulmonar com achados de pneumonia viral. D2 de tubo orotraqueal (TOT), a relação PaO2/FiO2 é 131,75, instituída a titulação da PEEP, com piora da relação P/F para 116. D3 de TOT, segue o protocolo de pronação, com melhora da relação P/F para 265. Essas medidas foram efetivas, resultando em parâmetros ventilatórios estáveis. No D17 de TOT, foi realizada a traqueostomia (TQT) pela técnica aberta e no D26 da TQT foi feita a decanulação com a retirada da TQT sem intercorrências. Diversas intercorrências ocorreram no período de internação, como infecções bacterianas (Staphylococcus sp. coagulase negativa, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae) tratadas com antibioticoterapia para germes gram negativos; escaras na região glútea e sacral; secreção uretral, sendo esses alguns dos focos de infecção e osteoartrite em joelho direito. Apesar disso, paciente recebe alta após 43 dias internado.
Conclusões/Considerações Finais
Paciente com múltiplas comorbidades de base, desenvolveu insuficiência respiratória grave por COVID-19. Apesar das complicações, houve manejo eficiente e o paciente evoluiu com melhora e alta.
Palavras Chave
COVID-19; Traqueostomia; Insuficiência Respiratória; Parâmetros ventilatórios;
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Autores
PAULA CAROLINA FAVERO RAZIA, Pedro Burigo Costa, Matheus Eduardo Barros Amato, Naiad Bezerra Amorim Cordeiro , Tiago Spiazzi Bottega