Dados do Trabalho
Título
Guillain-Barré syndrome following the first dose of SARS-CoV-2 vaccine, Oxford/AstraZeneca (ChAdOx1)
Fundamentação/Introdução
Apresentação do Caso
Objetivos
A vacina ChAdOx1 é composta por uma replicação deficiente do adenovírus de chimpazés, o qual em meio intracelular estimula a glicoproteína S do COVID 19, induzindo produção de anticorpos (AC) e células T. Isto gera um mimetismo molecular, levando a formação de AC de superfície contra bainhas de mielinas, explicando síndrome de guillian barré (SGB). Paciente apresentado, tem diagnóstico fechado para SGB por anamnese, critérios clínicos, liquóricos e de ENMG. Não apresenta também, outro provável desencadeante para SGB, além da ChAdOx1, sendo excluído por sorologia em sangue EPV e CMV ativos, além de tomografia de toráx sem alteração e ausência de evidências para infecções de vias aéreas ou gastrointestinais. Concluindo então, raro caso de SGB após vacina Oxford, como escassos relatos em literatura.
Delineamento e Métodos
relato de caso
Resultados
Relatar um caso, comparando os efeitos adversos e eficacia/ efetividade da vacina contra Coronavírus.
Conclusões/Considerações Finais
No Reino Unido, foi levantado, até 04/2021, apenas 6 pacientes com SGB após vacina ChAdOx1 de um total de 42.917 vacinados, tendo diminuído 80% hospitalização em idosos após vacina. Fatos estes somados ao cenário de pandemia mundial, vacina se mantém necessária e eficaz.
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Autores
ALAN FELIPE CHICOTTI, AMANDA LETICIA ANDRE , DAMACIO RAMOM KAIMEN MACIEL, TATIANE ARROYO, WALTON LUIZ DEL TEDESCO JUNIOR