16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Massa Abdominal: Dúvida Diagnóstica Em Paciente Admitido No Departamento De Emergência

Fundamentação/Introdução

Introdução: O achado de massa abdominal ao exame físico suscita uma miríade de possibilidades diagnósticas, tornando-se um grande desafio para o clínico. Para sua investigação, fazem-se necessários história clínica e exame físico acurados, associados a exames complementares bem indicados. É possível encontrar etiologias tão indolentes quanto hérnias abdominais e lipomas, até visceromegalias, abscessos e neoplasias malignas. Uma correta condução do caso é imprescindível, podendo poupar o paciente de intervenções dispensáveis e obter um desfecho positivo.

Objetivos

Objetivos: Descrever o caso de um paciente com massa abdominal de dimensões importantes, que provocou dúvidas quanto a sua etiologia durante abordagem diagnóstica.

Delineamento e Métodos

Descrição do Caso: Homem, 52 anos, branco, padeiro, diabético. Admitido no setor de Urgência e Emergência apresentando dispneia, sonolência e dor em hipocôndrio esquerdo, com massa visível e palpável, endurecida, com 5 centímetros de diâmetro. Apresentou leucocitose e glicemia capilar com valor acima da capacidade de mensuração, sendo tratado com Ceftazidima, Metronidazol e insulina subcutânea. Após estabilização clínica, o paciente foi encaminhado à clínica médica para esclarecimento da massa abdominal. Tomografia computadorizada de abdome mostrou lesão sólida heterogênea de contornos regulares acometendo a parede tóraco-abdominal anterolateral esquerda do 7º aos 9º arcos costais, com realce heterogêneo após contraste. O conjunto de achados alertou a equipe para diagnóstico de malignidade. Entretanto, à punção diagnóstica, foi demonstrado líquido de aspecto purulento, confirmando abscesso de parede tóraco-abdominal. Foi iniciada antibioticoterapia empírica com clindamicina por 14 dias e ressecção cirúrgica. Paciente evoluiu com melhora clínica e ferida operatória sem complicações.

Resultados

.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A investigação diagnóstica de massa abdominal é vasta e necessita de avaliação detalhada para esclarecimento de sua etiologia. A destreza durante o raciocínio clínico em consonância com os exames complementares aplicados oportunamente possibilitou diagnóstico correto no caso relatado, concedendo condutas assertivas e evitando iatrogenias. Destarte, a prática semiológica na investigação de massas abdominais deve ser valorizada em conjunto com a história clínica corroborando para identificação e manejo adequados, especialmente por essa apresentar um amplo espectro de diagnósticos diferenciais.

Palavras Chave

Palavras-chaves: Massas abdominais; Diagnóstico; Raciocínio clínico.

Área

Clínica Médica

Instituições

UFRN/EMCM - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

ANNA SANTANA PEREIRA ROLIM DE ARAUJO, BRENO VINICIUS DIAS DE SOUZA, THALINY BATISTA SARMENTO DE OLIVEIRA, LAURA ALICIA MORAIS LIMA OLIVEIRA, DIEGO HENRIQUE BRILHANTE DE MEDEIROS