16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Fibrose Pulmonar Após Internação Prolongada pela COVID-19 – COVID como gatilho para desenvolvimento da doença intersticial?

Fundamentação/Introdução

A fibrose pulmonar é uma sequela de várias agressões aos pulmões sejam elas lesões tóxicas, autoimunes, induzidas por drogas, traumáticas ou infecciosas. Pouco ainda se sabe sobre as complicações pós-covid, porém a fibrose pulmonar pode ser uma delas.

Objetivos

Descrever o caso de um paciente admitido com síndrome respiratória aguda grave pela COVID-19, que evoluiu com fibrose pulmonar após internamento de longa permanência.

Delineamento e Métodos

Paciente masculino, 60 anos, com doença pulmonar obstrutiva crônica, dislipidêmico, cardiopata, diabético, iniciou com odinofagia, tosse seca e febre e foi diagnosticado com COVID-19 por meio de teste molecular. Realizou tomografia de tórax que demonstrou vidro fosco em 25% a 50% do pulmão, sem sinais de fibrose pulmonar.

Resultados

Ficou internado por três meses por complicações da COVID-19, incluindo múltiplas sepses pulmonares. Pelo difícil desmame da oxigenoterapia, nova tomografia de tórax foi realizada e demostrou padrão de fibrose pulmonar possível PIU (pneumonia intersticial usual), excluído a possibilidade de tromboembolismo pulmonar associado. Considerando o padrão da imagem, o paciente foi submetido a investigação para doenças intersticiais pulmonares, sem cumprir critérios diagnósticos para colagenose ou pneumonia de hipersensibilidade.

Conclusões/Considerações Finais

A grande parte dos pacientes com COVID-19 apresentam fibrose pulmonar pós-inflamatória na tomografia computadorizada de acompanhamento quando da alta, e queixam-se de dispneia aos esforços em diferentes níveis, contudo a apresentação de um padrão PIU ou PINE (pneumonia intersticial não específica) nas tomografias não tem sido frequentes. Essas alterações pulmonares geram uma redução da qualidade de vida dos pacientes devido a menor funcionalidade pulmonar, sendo o seu diagnóstico precoce e a instituição de reabilitação pulmonar fundamentais. Portanto, essas fibroses melhorarão, permanecerão estáveis ou progredirão? Tais questões só poderão ser respondidas com acompanhamento e monitorização da função pulmonar.

Palavras Chave

pulmonary fibrosis, COVID-19,pulmonary rehabilitation

Área

Clínica Médica

Autores

LARISSA HERMANN DE SOUZA NUNES, MARIA AUGUSTA CRAVO BETTINI, BRUNO MAURICIO PEDRAZZANI, VITOR LOUREIRO DIAS, REBECCA SARAY MARCHESINI STIVAL