16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DO CANCER DE MAMA EM MULHERES DO EXTREMO NORTE DO BRASIL

Fundamentação/Introdução

O câncer de mama constitui uma doença neoplásica maligna em que mais de 85% dos casos ocorrem após os 40 anos, entretanto, vem ocorrendo um aumento no número de casos em mulheres jovens. Em Roraima, há escassez de estudo sobre a incidência desse câncer.

Objetivos

Traçar o perfil das mulheres recém diagnosticadas com câncer de mama atendidas numa unidade de assistência em oncologia de um hospital público de Roraima.

Delineamento e Métodos

Realizou-se um estudo transversal, prospectivo, descritivo e analítico com caráter quantitativo e qualitativo. A coleta de dados se deu a partir da consulta de prontuários e aplicação de questionário epidemiológico no período de agosto de 2019 a julho de 2021.

Resultados

Setenta e três pacientes participaram da pesquisa. Desse total, 72,6% se autodeclararam pardas e 57,5% possuíam idade inferior a 50 anos, destas, apenas 16,6% tinham um histórico familiar de câncer de mama. Além disso, aproximadamente 74% relataram ter renda mensal de 1 a 4 salários mínimos, 79,5% possuíam o ensino médio completo e 76,7% das pacientes estavam sendo acompanhadas apenas no sistema público de saúde. A determinação de características socioeconômicas é importante, pois baixa renda, baixa escolaridade e falta de seguro saúde estão relacionados com a subutilização dos métodos de rastreio de câncer de mama. Quanto à prática de prevenção secundária, a mais utilizada entre as pacientes foi o autoexame das mamas (60,3%), presente em 69% das pacientes com menos de 50 anos. Já a mamografia e ultrassonografia foram utilizadas principalmente por mulheres ≥ 50 anos (47,2%), em contraste aos 29% das pacientes < 50 anos. Levando-se em conta o nível educacional, não houve diferença expressiva quanto à utilização de mamografia e ultrassonografia, sendo ambas pouco realizadas (ensino médio completo = 20,6% e ensino médio incompleto = 16,6%).

Conclusões/Considerações finais

Assim, é possível traçar um perfil preliminar das mulheres acometidas por câncer de mama em Roraima, onde a maioria tem menos de 50 anos, é parda, com baixo poder aquisitivo, dependente do sistema público de saúde e possui ensino médio completo. O fato de grande parte das pacientes não estarem em idade avançada revela a necessidade de um acompanhamento especializado destas, uma vez que mulheres mais jovens não estão dentro da faixa etária preconizada pelas políticas públicas de rastreio do câncer de mama, o que pode levar a um diagnóstico tardio e consequentemente pior prognóstico.

Palavras Chave

Neoplasia de mama; Mamografia; Roraima.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Roraima - UFRR - Roraima - Brasil

Autores

ANA CAROLINE DOS REIS DANTAS, JHON ANDREO ALMEIDA DOS SANTOS, LETÍCIA GRAZIELA ROSA JÁCOME, DALIANE RENALE VIEIRA MARQUES CARNEIRO, LEILA BRAGA RIBEIRO