Dados do Trabalho
Título
FATORES ASSOCIADOS AO CANCER DE MAMA EM MULHERES ATENDIDAS NA UNICA UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE DO ESTADO DE RORAIMA NO PERIODO DE AGOSTO DE 2019 A JULHO DE 2021
Fundamentação/Introdução
O câncer de mama, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, é a neoplasia que mais afeta e mata mulheres, evidenciando a importância da detecção dos principais fatores de predisposição desta doença.
Objetivos
Identificação dos principais fatores associados ao desenvolvimento de câncer de mama em mulheres com idade entre 20 e 80 anos, no estado de Roraima.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo transversal, prospectivo, observacional e analítico com caráter qualitativo e quantitativo a partir dos dados coletados de prontuários e questionários clínico-epidemiológicos aplicados em 73 pacientes de uma unidade de alta complexidade em oncologia de um hospital público do estado de Roraima, no período de agosto de 2019 a julho de 2021.
Resultados
O estudo obteve no uma amostra de 73 mulheres com diagnóstico de câncer de mama distribuídas em uma curva skewness sendo a mediana 47 anos. 53,42% (n=39) da amostra estudada tinham menos de 49 anos enquanto 39,73% (n=29) tinham de 50 a 65 anos. Consequentemente, o grupo com menos de 50 anos realiza a primeira mamografia ainda na idade dos 35 aos 40 anos 37,8% (n=14), já o grupo com 50 anos ou mais (n=29) realizam entre os 40 e 45 anos 51,7% (n=15). Exames mais simples como USG das mamas são realizados ainda mais cedo, com menos de 35 anos um terço das mulheres com menos de 50 anos (n=42) já realizaram seu primeiro USG. Somente 34,7% das mulheres suspeitaram do câncer de mama através de um exame de imagem, as outras 65,3% suspeitaram pelo exame das mamas. Dentre os fatores obstétricos, a amamentação entre os grupos de menos de 50 e com 50 anos ou mais corresponderam a 78,5% e 96,7%, respectivamente, sem indicar associação como fator protetor, assim como o tempo de amamentação, onde a maioria das mulheres com menos de 50 anos amamentaram por mais do que 6 meses. O histórico familiar de câncer de mama é principal história associada seguido do câncer de colo de útero. No que diz respeito a qualidade do serviço, mais de 70% (n=52) das mulheres do estudo iniciaram o tratamento em até 90 dias após o diagnóstico.
Conclusões/Considerações finais
A idade precoce do diagnóstico de câncer de mama está associada principalmente ao maior cuidado das mulheres na realização do exame das mamas, logo a busca por exames de imagem ocorre cada vez mais cedo. A amamentação e o tratamento precoce como fatores protetores são predominantes porém sem valor estatístico significativo.
Palavras Chave
câncer de mama; fatores associados; diagnóstico precoce.
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - Roraima - Brasil
Autores
CAIO VITTOR NASCIMENTO DUO, VITÓRIA SILVA DE SOUZA , THAISA RIBEIRO DE OLIVEIRA, LEILA BRAGA RIBEIRO