16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

FATORES ASSOCIADOS AO CANCER DE MAMA EM MULHERES ATENDIDAS NA UNICA UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE DO ESTADO DE RORAIMA NO PERIODO DE AGOSTO DE 2019 A JULHO DE 2021

Fundamentação/Introdução

O câncer de mama, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, é a neoplasia que mais afeta e mata mulheres, evidenciando a importância da detecção dos principais fatores de predisposição desta doença.

Objetivos

Identificação dos principais fatores associados ao desenvolvimento de câncer de mama em mulheres com idade entre 20 e 80 anos, no estado de Roraima.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, prospectivo, observacional e analítico com caráter qualitativo e quantitativo a partir dos dados coletados de prontuários e questionários clínico-epidemiológicos aplicados em 73 pacientes de uma unidade de alta complexidade em oncologia de um hospital público do estado de Roraima, no período de agosto de 2019 a julho de 2021.

Resultados

O estudo obteve no uma amostra de 73 mulheres com diagnóstico de câncer de mama distribuídas em uma curva skewness sendo a mediana 47 anos. 53,42% (n=39) da amostra estudada tinham menos de 49 anos enquanto 39,73% (n=29) tinham de 50 a 65 anos. Consequentemente, o grupo com menos de 50 anos realiza a primeira mamografia ainda na idade dos 35 aos 40 anos 37,8% (n=14), já o grupo com 50 anos ou mais (n=29) realizam entre os 40 e 45 anos 51,7% (n=15). Exames mais simples como USG das mamas são realizados ainda mais cedo, com menos de 35 anos um terço das mulheres com menos de 50 anos (n=42) já realizaram seu primeiro USG. Somente 34,7% das mulheres suspeitaram do câncer de mama através de um exame de imagem, as outras 65,3% suspeitaram pelo exame das mamas. Dentre os fatores obstétricos, a amamentação entre os grupos de menos de 50 e com 50 anos ou mais corresponderam a 78,5% e 96,7%, respectivamente, sem indicar associação como fator protetor, assim como o tempo de amamentação, onde a maioria das mulheres com menos de 50 anos amamentaram por mais do que 6 meses. O histórico familiar de câncer de mama é principal história associada seguido do câncer de colo de útero. No que diz respeito a qualidade do serviço, mais de 70% (n=52) das mulheres do estudo iniciaram o tratamento em até 90 dias após o diagnóstico.

Conclusões/Considerações finais

A idade precoce do diagnóstico de câncer de mama está associada principalmente ao maior cuidado das mulheres na realização do exame das mamas, logo a busca por exames de imagem ocorre cada vez mais cedo. A amamentação e o tratamento precoce como fatores protetores são predominantes porém sem valor estatístico significativo.

Palavras Chave

câncer de mama; fatores associados; diagnóstico precoce.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - Roraima - Brasil

Autores

CAIO VITTOR NASCIMENTO DUO, VITÓRIA SILVA DE SOUZA , THAISA RIBEIRO DE OLIVEIRA, LEILA BRAGA RIBEIRO