Dados do Trabalho
Título
SÍNDROME DRESS RELACIONADA AO TRATAMENTO DE PACIENTE COM COVID-19: UM RELATO DE CASO.
Fundamentação/Introdução
Síndrome DRESS (Drug reaction with eosinophilia and systemic symptom) é uma reação adversa a drogas que se apresenta com exantema maculopapular difuso, eosinofilia, linfonodomegalia e acometimento de órgãos viscerais, principalmente hepático. Existes diversos medicamentos relacionados a sua etiologia. O período entre o início do medicamento e o surgimento dos sintomas pode variar entre duas a oito semanas. A recuperação após retirada da droga causadora é lenta, crises de doença podem continuar ocorrendo e taxa de mortalidade relacionada a doença é estimada entre 2 a10%.
Objetivos
Relatar um caso de paciente acometido por COVID-19, que durante o tratamento das complicações relacionadas a doença, desenvolveu síndrome DRESS.
Delineamento e Métodos
Estudo descritivo com relato de caso de paciente masculino 52 anos que procura atendimento médico e interna em seu oitavo dia de doença por COVID-19, devido piora da dispneia e hipoxemia.
Resultados
Paciente masculino, de 52 anos, sem comorbidades ou uso de medicamentos prévios. Interna em seu oitavo dia de doença por COVID-19, devido piora da dispneia e hipoxemia. Evoluiu com necessidade de suporte respiratório invasivo, durante o longo período de internamento, apresentou pneumonia bacteriana associada a ventilação, tratada com Piperacilina-Tazobactam, conforme protocolo institucional.
Após 20 dias do início da antibioticoterapia, houve desenvolvimento de exantema maculopapular difuso associado a manchas hipercrômicas e descamação local, febre, eosinofilia, insuficiência renal aguda e alteração de testes de função hepática. Realizada suspenção da antibioticoterapia, iniciado tratamento com Metilprednisolona e creme de barreira. Paciente apresentou boa evolução, com recuperação da função renal e hepática, recebendo alta com corticoterapia via oral e programado retirada ambulatorial.
Conclusões/Considerações Finais
Durante a pandemia por COVID-19 diversas drogas estão sendo utilizadas no tratamento das complicações relacionadas a doença. No caso apresentado, a síndrome DRESS foi atribuída ao uso de Piperacilina-Tazobactam, não sendo possível descartar associação com outros antibióticos utilizados, apesar de menos comum. Por tratar-se de uma síndrome rara, porém potencialmente fatal, é importante que estejamos atentos às reações por medicamentos utilizados durante o curso da doença por COVID-19.
Palavras Chave
Síndrome de DRESS, Covid-19, Antibiótico
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Autores
MELISSA CORREA GRIPP LOPES, NAYANNE HEVELIN DOS SANTOS DE OLIVEIRA , LARISSA HERMANN DE SOUZA NUNES, REBECCA SARAY MARCHESINI STIVAL, KAROLINE FURUSHO PACHECO