16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com úlcera gástrica e duodenal no estado do Tocantins entre 2018 e 2020

Fundamentação/Introdução

A úlcera péptica pode ser compreendida como um defeito na camada mucosa do trato gastrointestinal, localizar no estômago (úlcera gástrica) ou no duodeno (úlcera duodenal). Tal condição é de suma importância para a saúde pública, uma vez que pode evoluir com importantes complicações, tais como: hemorragia, perfuração e obstrução, com altas taxas de morbidade e mortalidade.

Objetivos

O presente estudo objetivou analisar o perfil epidemiológico dos pacientes com úlcera gástrica e duodenal no estado do Tocantins durante o período de 2018 a 2020.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo de caráter quantitativo, realizado por meio de dados secundários através de consulta ao Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) sobre as notificações acerca de úlcera gástrica e duodenal no estado do Tocantins entre os anos de 2018 e 2020. Para a pesquisa, as variáveis escolhidas foram: número de internações, sexo, faixa etária, gastos totais.

Resultados

Foram registradas 364 internações no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS), devido a úlcera gástrica e duodenal. Ademais, no que se refere ao sexo acometido, 244 (67%) casos pertenciam ao sexo masculino, enquanto que no sexo feminino houveram apenas 120 casos (33%). Em relação a variável faixa etária, nesse estudo foi notado uma maior prevalência entre a faixa de 50 a 59 anos, com 69 casos (18,96%), seguida da faixa com mais de 79 anos na qual foram encontrados 63 casos (17,30%). Além disso, 57 casos acometeram a faixa dos 60 a 69 anos, 49 casos na faixa dos 70 a 79 anos, 44 casos entre 40 e 49 anos, 37 casos entre 30 e 39 anos e 45 casos ocorreram na faixa dos menores de 29 anos. Em relação aos gastos totais, observou-se um total de R$ 380.599, 96 reais, representando assim um importante problema de saúde pública.

Conclusões/Considerações finais

A partir do presente estudo, tendo em vista a escassez de dados acerca da úlcera gástrica e duodenal, além da alta incidência dessas enfermidades e do impacto socioeconômico ocasionado, é imprescindível a análise e descrição dos aspectos epidemiológicos das mesmas, para que sirvam de subsídio em relação a políticas públicas de combate a tais patologias, para prevenção e controle do mesmo.

Palavras Chave

Epidemiologia; Úlcera duodenal; Úlcera gástrica.

Área

Clínica Médica

Autores

LARISSA ROCHA BRASIL, AYLA CRISTINA DUARTE NEIVA, MORGANA BELEM ROSA GUILHERME, GUILHERME FERREIRA FERNANDES AMARAL