16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Associação de hipotireoidismo e anemia perniciosa em paciente jovem: relato de caso

Fundamentação/Introdução

O hipotireoidismo é uma doença na qual há déficit na produção dos hormônios tireoidianos. Sua principal causa é a tireoidite de Hashimoto, de etiologia autoimune. A prevalência na população brasileira é de 0,4% e a incidência é maior em indivíduos com outras doenças autoimunes concomitantes, dentre as quais está a anemia perniciosa, condição na qual há destruição autoimune das células parietais gástricas que liberam fatores intrínsecos necessários para absorção da vitamina B12. A prevalência da associação de anemia perniciosa e hipotireoidismo é incerta, apesar de a maioria dos casos relatados ser em idosos.

Objetivos

Relatar um caso da existência concomitante de hipotireoidismo e anemia perniciosa em paciente jovem.

Delineamento e Métodos

Realizado um relato de caso atípico sobre o hipotireoidismo em associação a anemia perniciosa, após consentimento da paciente.

Resultados

Paciente 37 anos, sexo feminino, portadora de hipotireoidismo (em uso regular de levotiroxina 150 µg/dia), sem outras comorbidades previamente diagnosticadas, admitida na enfermaria de Clínica Médica com história de perda de peso (9 kg), vômitos diários, astenia e empachamento pós prandial intermitente há 3 meses. À admissão, exames evidenciavam bicitopenia: hemoglobina 5 g/dL, macrocítica e hipercrômica e leucopenia. No pronto-socorro, foram transfundidos 2 concentrados de hemácias. Durante investigação, ultrassonografia de tireoide evidenciou inflamação difusa. Demais exames mostraram anti-TPO > 1300UI/mL (valor de referência [VR] <60), TSH 13 µUI/mL, T4 livre 1,01 ng/dL, sendo, portanto, otimizada dose da levotiroxina para 175 µg/dia. Durante investigação de bicitopenia, apresentou cinética do ferro normal, folato normal e vitamina B12 de 139 pg/mL (VR >210). Assim, foi iniciada reposição da vitamina B12. Pela possibilidade de gastrite autoimune, foi realizada endoscopia digestiva alta, a qual evidenciou gastrite moderada. Anticorpo anti-fator intrínseco: índice 6,1 (VR <1) e anticorpo anti-células parietais negativo. Os exames para investigação de diabetes mellitus foram normais. Após início da reposição com vitamina B12 a paciente teve melhora dos episódios eméticos, da astenia e da bicitopenia.

Conclusões/Considerações Finais

Este caso ilustra uma incomum associação de anemia perniciosa e hipotireoidismo. O fato do caso relatado ter ocorrido em paciente jovem é também configurado como atípico, uma vez que há maior prevalência em pacientes idosos. Assim, faz-se necessário aventar a possibilidade da ocorrência de tal associação em pacientes portadores de hipotireoidismo que apresentem anemia.

Palavras Chave

Hipotireoidismo; Anemia perniciosa; Autoimunidade.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santo Amaro - Santa Casa de Misericórdia do Recife - Pernambuco - Brasil

Autores

TALINA TASSI SARAIVA DE ARRUDA, THAISE CRISTINA ARCOVERDE CARDOZO DA SILVA, RODRIGO RUFINO PEREIRA SILVA, ARILSON SANTOS ALVES DA SILVA, PAULO BERNARDO DA SILVEIRA BARROS FILHO