16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR, FORMA GANGLIONAR, COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE LINFADENOPATIA PERIFÉRICA

Fundamentação/Introdução

Condição endêmica em países em desenvolvimento, estima-se que aproximadamente 22% da população mundial esteja infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Apesar de mais frequente a apresentação da tuberculose (TB) na forma pulmonar, seu diagnóstico é mais amplo, devendo-se considerar sua manifestação extrapulmonar. Responsável por cerca de 43% das linfadenopatias periféricas em países em desenvolvimento, a tuberculose ganglionar está entre as formas mais frequentes de TB extrapulmonar, sendo mais frequente o acometimento de mulheres na faixa etária entre 20 e 40 anos de idade.

Objetivos

Relatar caso de paciente com diagnóstico de TB ganglionar como diagnóstico diferencial de linfadenopatia periférica.

Delineamento e Métodos

-

Resultados

ECD, sexo feminino, 46 anos, hipertensa, diabética, histórico de lesão benigna / artrodese toraco lombar em 2004. Comparece ao hospital com relato há 1 ano de vômitos, hiporexia, fraqueza, sudorese noturna e perda de 15Kg. Ao exame físico admissional emagrecida e hipocorada com ausência de demais alterações. Em investigação da síndrome consumptiva evidenciado presença de lesão osteolítica em T11 associada a linfadenomegalias inguinais bilaterais e presença de hipercalcemia com paratormônio normal. Marcadores oncológicos – CA 125, CA 19.9, CEA e CA15.3 e reumatológicos normais, tomografia de crânio, tórax e abdome sem lesão suspeita, eletroforese de proteínas normal, presença de anemia de doença crônica, associada a colonoscopia e endoscopia digestiva alta sem alterações. Biópsia óssea mostrou lesão benigna (hemangioblastoma) o que não justificava todo contexto clínico. Por fim realizada biópsia linfonodal inguinal com resultado compatível com linfadenite crônica granulomatosa e necrotizante favorecendo etiologia infecciosa – sugestiva de TB ganglionar.

Conclusões/Considerações Finais

A apresentação mais comum da TB ganglionar em adultos jovens é a linfadenopatia crônica isolada, não dolorosa, de localização cervical, sendo sintomas sistêmicos pouco comuns. Febre, sudorese e emagrecimento podem ocorrer em pacientes com uma carga micobacteriana significativa, especialmente, mas não exclusivamente, em contextos de imunodeficiência. O diagnóstico diferencial de linfadenopatia periférica é extenso e deve incluir, além de malignidade, doenças infecciosas por micobactérias. É difícil o diagnóstico baseado apenas em critérios clínicos, logo o diagnóstico é definido por exame histopatológico da lesão com pesquisa de bacilo álcool-ácido resistente e cultura do material.

Palavras Chave

TUBERCULOSE GANGLIONAR; LINFADENOPATIA;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Risoleta Tolentino Neves - Minas Gerais - Brasil

Autores

BRENO ALVES ARAUJO, THAYNA CATARINO LEITE, SARAH PEREIRA SOUTO MAIA, SUEMARA FERNANDES DA SILVA MARTINS, PAULA RENATA FERREIRA VIANA