Dados do Trabalho
Título
ABORDAGEM CLÍNICO-CIRÚRGICA DE HÉRNIA HIATAL MISTA VOLUMOSA: RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
Introdução/fundamentos: A hérnia hiatal (HH) define-se como uma protrusão do esôfago através do hiato esofágico, permitindo a projeção do órgão para a cavidade torácica. Caracteriza-se em tipo I a IV, dependendo do grau de projeção, manifestando-se, em casos graves, com pirose, disfagia, dor torácica e/ou abdominal e refluxo gastroesofágico, com importante impacto na qualidade de vida. Objetivo: O objetivo deste relato é relacionar o tratamento da HH tipo III com a melhora da qualidade de vida de pacientes submetidos a abordagem cirúrgica.
Objetivos
Objetivo: O objetivo deste relato é relacionar o tratamento da HH tipo III com a melhora da qualidade de vida de pacientes submetidos a abordagem cirúrgica.
Delineamento e Métodos
Delineamento/métodos: Realizou-se um estudo descritivo e observacional do tipo relato de caso.
Resultados
Resultados: A paciente de iniciais M.O.S, do sexo feminino, de 68 anos, apresentava dor em faixa na região epigástrica há 3 anos, continua, com piora ao decúbito, melhora parcial a deambulação e associada a refluxo gastroesofágico desencadeado pelas refeições mais copiosas. M.O.S tinha dificuldade em realizar tarefas básicas, como limpar a casa e ir ao mercado, além de ter a qualidade do sono comprometida e ser impossibilitada de descansar adequadamente, já que precisava deambular para obter o alívio. Após evoluir com hematêmese e piora da dor, a paciente encaminhou-se ao pronto atendimento, sendo rapidamente diagnosticada com HH tipo III complicada com volvo gástrico, em que, concomitante a HH volumosa, há uma torção anormal do estômago em torno do próprio eixo. Assim, M.O.S foi submetida a hernioplastia hiatal associada à fundoplicatura de Nissen, com boa evolução pós cirúrgica e alta hospitalar após três dias. Imediatamente após a recuperação cirúrgica, houve melhora dos sintomas, com ausência de qualquer tipo de dor ou desconforto, além de tornar possível para M.O.S realizar as tarefas de vida diária. A paciente refere estar impressionada com a melhora na qualidade de vida após o procedimento.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões: Dessa maneira, conclui-se que o caso relatado ressalta a importância da abordagem cirúrgica precoce no caso de hérnias hiatais sintomatológicas, tanto pelo impacto do procedimento na qualidade de vida da paciente, quanto pela rapidez no tratamento de uma complicação ameaçadora da vida. Permitindo, assim, ter-se ainda mais segurança na prescrição do tratamento cirúrgico e refletir a respeito dos malefícios que o diagnóstico e a abordagem tardia podem causar.
Palavras Chave
Descritores: hérnia-hiatal; qualidade de vida; volvo gástrico.
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Instituições
UNIPLAC - Santa Catarina - Brasil
Autores
ANA CLARA PILATTI, LETÍCIA ZANATTA, JULIANE CARBONERA RAMOS, NICOLAS LUZ SILVEIRA MÂNICA, RENATO HIDEJI TAKASUMI