16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Eisenmenger - Diagnóstico tardio em adultos jovens e o manejo com novas drogas para prevenção de complicações secundárias.

Fundamentação/Introdução

Introdução: A síndrome de Eisenmenger se caracteriza pela hipertensão pulmonar com shunt reverso ao nível atrioventricular, sendo rara e multifatorial, com prevalência do diagnóstico nos primeiros anos de vida devido às malformações cardíacas congênitas, mas ocorrendo também em adultos jovens. Usualmente os sintomas são dispneia, sinais de baixo débito cardíaco, policitemia e insuficiência cardíaca direita.

Objetivos

Objetivos: Mostrar as perspectivas de diagnóstico e tratamento na síndrome de Eisenmenger.

Delineamento e Métodos

Metodologia: estudo descritivo observacional.

Resultados

Relato de caso: Sexo feminino, 40 anos, dispneia há 9 meses associada a dor pleurítica. Relato de internação prévia por diagnóstico de tromboembolismo pulmonar em artéria segmentar direita seguindo com alta e anticoagulação com rivaroxabana. Apresentou nova piora da dispneia, seguindo investigação com ecocardiografia-transtoracica evidenciando alteração de câmaras direitas, insuficiência tricúspide importante com pressão sistólica de artéria pulmonar elevada (PSAP). Complementou-se investigação por ecocardiografia-transesofágica visualisando forame oval patente (FOP) com shunt de átrio direito para átrio esquerdo caracterizando fluxo reverso – Eisenmenger; restrição sistodiastólica de ventrículo esquerdo devido sobrecarga de ventrículo direito e hipertensão pulmonar (HP) severa- PSAP 98mmHg. Paciente necessitou de oxigênio suplementar durante internação, realizada pesquisa de trombofilias, sendo a priori substituído o anticoagulante vigente por cumarínico e iniciada melhor abordagem investigativa (cateterismo de câmara direita, teste cardiopulmonar de exercício, teste de vasorreatividade) para definir a etiogênese HP já que, neste caso, determina seu grupo classificatório e seu tratamento. Após realização do teste de vasoreatividade pulmonar positivo, iniciou-se inibidor de fosfodiesterase em baixas doses, com melhora do quadro, desmame de oxigênio e alta com seguimento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

Considerações finais: Embora a síndrome de Eisenmenger seja rara, os avanços nos métodos diagnósticos e na área farmacêutica têm possibilitado melhora quanto ao prognóstico e qualidade de vida através dos antagonistas de endotelina, análogos de prostaciclina e inibidores de fosfodiesterase. Ressalta-se a atenção ao diagnóstico buscando prevenir complicações secundarias.

Palavras Chave

Descritores: Einsenmenger, Hipertensão Pulmonar, forame oval patente, tromboembolismo pulmonar.

Área

Clínica Médica

Autores

KAREN ISABELLE PONTES DURAN BOTTARO, VANESSA BERNARDO NUNES LEPRE