16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE DUNBAR: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE DOR ABDOMINAL

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Síndrome de Dunbar (SD) é uma doença rara, subdiagnosticada e mais prevalente em mulheres, que decorre da compressão extrínseca do tronco celíaco (TCE) pelo ligamento arqueado mediano. Tal condição manifesta-se com náuseas, vômitos, dor abdominal pós-prandial e perda de peso. O diagnóstico é clínico, combinado com ultrassonografia com doppler, angiotomografia, angiorressonância ou angiografia demonstrando alteração no fluxo do TCE. O tratamento é endovascular por angioplastia com colocação de stent ou por meio de descompressão aberta ou videolaparoscópica.

Objetivos

OBJETIVO: O relato visa ampliar os conhecimentos científicos a cerca de doenças gastrointestinais e ressaltar a SD no diagnóstico diferencial de dor abdominal crônica.

Delineamento e Métodos

MÉTODO: Foi analisado o prontuário da paciente a fim de possibilitar o delineamento preciso das apresentações da SD.

Resultados

DESCRIÇÃO DO CASO: G.M.M.S, 75 anos, mulher, colecistectomizada, portadora de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia e dispepsia crônica não ulcerosa. Foi internada por pneumonia viral por SARS-CoV-2 e apresentava concomitantemente dor abdominal recorrente em mesogástrio, padrão cólica, pós-prandial, associada a náuseas e vômitos, com início cerca de trinta minutos após ingesta alimentar e com resolução espontânea em aproximadamente uma hora. Ao exame físico, constata-se abdômen globoso, ruídos hidroaéreos presentes, doloroso difusamente à palpação profunda, sem visceromegalias ou massas. Aparelho cardiovascular e neurológico sem achados específicos e ausculta pulmonar com crepitantes finos esparsos. Investigação hepática, biliar e pancreática com TGO, TGP, bilirrubinas, tempo de protrombina, fosfatase alcalina, gama-GT, amilase e lipase sem alterações. Ultrassonografia e tomografia de abdômen negativas para afecções gastrointestinais. Angiotomografia de abdômen com visualização de compressão extrínseca na origem do tronco celíaco causada pelo ligamento arqueado mediano sem áreas de estenoses, dissecções ou aneurismas. Avaliação cirúrgica com indicação de intervenção videolaparoscópica, entretanto paciente evoluiu a óbito por complicações associadas à infecção pelo coronavírus.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: A SD apresenta-se com sintomas inespecíficos e, por isso, requer alta suspeição clínica e a exclusão de patologias gastrointestinais mais prevalentes. Portanto, deve ser sempre lembrada no diagnóstico diferencial de dor abdominal crônica devido sua morbidade e potencial curativo.

Palavras Chave

Síndrome de Dunbar; Dor abdominal; Tronco celíaco.

Área

Clínica Médica

Autores

MARLON RUBINI TOAZZA, ANNA SOPHIA ALMEIDA GOUVEIA , LUCAS REIS OLIVEIRA