16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS CAUSAS DE INTERNAÇAO HOSPITALAR EM PACIENTES DE 80 ANOS OU MAIS NO HOSPITAL MILITAR DE AREA DE SAO PAULO

Fundamentação/Introdução

O envelhecimento da população mundial vem ocorrendo de forma rápida e consistente. É esperado um aumento considerável de pessoas idosas com 60 anos ou mais no âmbito mundial e este aumento tende a duplicar até 2050, atingindo dois bilhões de pessoas nessa faixa etária. 1 Tal evento produz impacto nos serviços de saúde, pois esta população apresenta maior fragilidade em suas condições podendo levar a um período prolongado de internação hospitalar, com consequente perda da funcionalidade. Atualmente existem poucos estudos voltados para o público de idosos acima de 80 anos, sendo importante a análise das principais causas de internação hospitalar nessa faixa etária para um melhor planejamento de saúde e possível prevenção, uma vez que além do impacto econômico e social, a hospitalização do idoso por si só já é fator de risco para um desfecho desfavorável, como óbito, limitação da funcionalidade e piora da qualidade de vida

Objetivos

Este estudo visa contribuir para o conhecimento das principais causas de internação entre idosos com 80 anos.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo, observacional e descritivo no qual será realizada análise de prontuários de 30 pacientes internados no período de Junho à Setembro de 2021. São incluídos no trabalho pacientes com idade igual ou superior a 80 anos, do sexo masculino e feminino, internados em enfermaria de clínica médica. O motivo da internação é estabelecido clinicamente com exames subsidiários persistentes para complementação do diagnóstico. Outras variantes analisadas são tempo de internação, posto/ graduação militar e desfecho. Este estudo tem aprovação do Comitê de Ética da Escola Paulista de Ciências Médicas (CEP da EPCM) nº de 48360721.1.0000.9887.

Resultados

: Até o presente momento resultados parciais demonstram uma prevalência maior de internações hospitalares secundárias a quadros infecciosos, seguido por insuficiência cardíaca descompensada.

Conclusões/Considerações finais

O conhecimento das causas de internação dessa população é importante para o direcionamento de medidas preventivas e intervenção em saúde.

Palavras Chave

População idosa; Internação hospitalar; Hospital Militar.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Militar de Área de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

LAURA BACHI COMERLATO, ALEX HENRIQUE BRASIL BRIÃO DE OLIVEIRA, YARA EMILIO CORREA, ELIS ANNE PEREIRA OLIVEIRA, ANA THEREZA GONZALEZ BORGATO