16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

A INCIDENCIA DE REAÇOES TRANSFUSIONAIS IMEDIATAS OU TARDIAS NO HOSPITAL UNIVERSITARIO JOAO DE BARROS BARRETO (HUJBB) EM BELEM DO PARA, NO PERIODO DE 2016 A 2019.

Fundamentação/Introdução

A transfusão de hemocomponentes é um procedimento de suporte essencial para o cuidado do paciente clínico e cirúrgico, entretanto, mesmo quando prescrita corretamente, algumas vezes acarretam em reações transfusionais imediatas ou tardias. No Brasil em 2019 foram coletadas no Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 3,2 milhões de bolsas de sangue, sendo realizadas 2,95 milhões de transfusões, e de acordo com o Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (NOTIVISA) a incidência de notificações de reações transfusionais vem aumentando.

Objetivos

O objetivo do trabalho é identificar a incidência de reações transfusionais imediatas ou tardias no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) na cidade de Belém do Pará, considerando o tipo de hemocomponente transfundido, tipo de reação transfusional e o local da internação do paciente.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo e qualitativo, com base na análise das fichas de notificação de reações transfusionais, no período de 2016, 2017, 2018 e 2019 fornecidos pelo sistema NOTIVISA, cadastrados pelo Hospital, com o intuito de auxiliar na padronização dos protocolos clínicos e para evitar as subnotificações.

Resultados

Os resultados totalizaram 10.803 transfusões sanguíneas, dentre os anos de 2016 (2.934 – 27,16%); 2017 (2.643 – 24,47%); 2018 (2.395 – 22,17%) e 2019 (2.831 – 26,2%). Foram notificadas 51 reações transfusionais imediatas durante os 4 anos, relacionadas com a utilização do hemocomponente Concentrado de Hemácias (CH) em ambos os sexos, e dentre todas as idades. Os tipos de reações transfusionais mais incidente foram a Reação Transfusional não Hemolítica (RFNH – 34 casos), e a Reação alérgica (AL – 8 casos), ocorrendo com maior incidência no setor de Clínica médica seguido do setor de Clínica cirúrgica.

Conclusões/Considerações finais

Desse modo, o estudo permitiu uma melhor análise e entendimento das reações transfusionais que ocorreram no Hospital Universitário João de Barros Barreto, o que possibilitará a criação e/ou auxílio de protocolos para uma maior segurança dos pacientes acometidos por reações transfusionais. Contudo, ainda mais estudos devem ser produzidos para um melhor entendimento mediante a incidência das reações transfusionais e os hemocomponentes administrados, visando sempre a maior segurança ao paciente.

Palavras Chave

Reação transfusional, transfusão sanguínea, clínica médica.

Área

Clínica Médica

Autores

MARIA DA CONCEICAO SANTA BRIGIDA FRAGOSO, EDSON EDUARDO FRAGOSO DOS SANTOS, TEREZA CRISTINA DE BRITO AZEVEDO