16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Paracoccidioidomicose: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica, endêmica na América Latina, causada pelo fungo do Paracoccidioides spp, sendo a oitava causa de morte por doenças infecciosas crônicas no Brasil.

Objetivos

Apresentar a manifestação da PCM em sua forma aguda em uma mulher jovem imunocompetente.

Delineamento e Métodos

KMS, sexo feminino, 36 anos, faxineira, tabagista, natural de Belo Horizonte. Previamente hígida, há 1 ano com dor abdominal e adenomegalias cervicais com aumento progressivo. Há 2 meses, piora clínica com perda de 25 kg, astenia e vômitos.

Resultados

Propedêutica inicial evidenciando anemia, leucocitose com neutrofilia e eosinofilia, hipercalcemia e hiperfosfatemia. Pesquisas inicial de doenças infecto contagiosas negativas. Imagem evidenciou linfonodomegalia difusa, hepatoesplenomegalia e lesão osteolítica de arco costal. Biópsia excisional de linfonodo cervical positiva para PCM.

Conclusões/Considerações Finais

A PCM é uma doença de impacto significativo no Brasil e a divulgação sobre sua sintomatologia variada é essencial. O diagnóstico tardio pode acarretar em piora clínica e óbito. A paciente não apresentava epidemiologia sugestiva, sendo este realizado apenas após a biópsia linfonodal.
O acesso aos métodos diagnósticos é essencial. Em muitos locais, principalmente na zona rural, nem sempre este estarão disponíveis, dificultando o diagnóstico.
A titulação de anticorpos também possui papel fundamental, sendo usada para acompanhar resposta terapêutica e investigação de recidivas. Entretanto, não está disponível em todas as regiões nem possui padronização.
Deve-se destacar também a dificuldade de acesso a algumas medicações usadas tanto para tratamento de casos leves e moderados. Além disso, existem poucos estudos recentes sobre as possibilidades terapêuticas para a PCM. As drogas disponíveis apresentam toxicidade para o paciente e novos estudos precisam ser realizados.
A PCM é um importante problema de saúde pública, pois sua evolução é rápida, podendo comprometer todos os órgãos do corpo. O reconhecimento precoce das diferentes formas de apresentação da doença e diagnósticos diferenciais é fundamental para tratamento adequado, evitando incapacidades e mortes.

Palavras Chave

paracoccidioidomicose; Paracoccidioides spp; Paracoccidioides brasiliensis;

Área

Clínica Médica

Autores

LUIZA AGUIAR FALCI, BRENO ALVES ARAUJO, DÉBORA DORNELAS DA CUNHA, SUEMARA FERNANDES DA SILVA MARTINS, VICTOR VIEIRA SANTOS