Dados do Trabalho
Título
ANALISE DA OCORRENCIA DE NOVOS CASOS DE DENGUE CLASSICA NA REGIAO SUL DO BRASIL
Fundamentação/Introdução
A dengue é uma doença infecciosa causada por um RNA vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A incidência da doença tende a ser maior em regiões tropicais e subtropicais, sendo assim, um grande problema de saúde pública no Brasil. Dessa forma, tendo em vista o perfil da doença e a dificuldade em controlar a mesma ao longo dos anos, faz-se necessário o reconhecimento do novo perfil epidemiológico das regiões do sul do país.
Objetivos
Avaliar a ocorrência de dengue clássica, conforme os dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde.
Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa, utilizando-se dados registrados no DATASUS referentes à ocorrência de dengue clássica, desde 2018 a 2020, na região Sul.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa, utilizando-se dados registrados no DATASUS referentes à ocorrência de dengue clássica, desde 2018 a 2020, na região Sul.
Resultados
Foram notificados 100.826 casos de internações por dengue no Brasil no período entre 2018 e 2020, com a região Sul representando aproximadamente 11% (11.074 casos) do total. Observou-se um crescimento em 7 vezes entre 2018 e 2019, e entre 2019 e 2020 em 3 vezes ao comparar-se os dados de dois anos consecutivos, isoladamente. Tomando a análise entre 2018 e 2020, o aumento é ainda mais significativo, de 30 vezes mais neste. Santa Catarina representou o menor número de casos, com 0,32% (323 casos) do total da região Sul. Paraná, por sua vez, o maior, com 9,2% (9.294 casos). O Rio Grande do Sul somou 1,44%, com 1.457 casos.
Conclusões/Considerações finais
No Brasil, faz-se evidente o aumento de casos incidentes entre os anos de 2018 e 2020. Ou seja, a partir da análise de dados do DATASUS, o país visualizou maiores números de internações pela infecção. Na região Sul, o Paraná apresentou maior incidência quando comparada ao Rio Grande do Sul e à Santa Catarina, visto que, ao analisar os dois anos demonstrados, manifestou 7.514 casos acima da soma dos demais estados.
Palavras Chave
Dengue, DATASUS
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Autores
ANDRESSA MENSLIN DO NASCIMENTO, AMANDA LOCKS, CLARA SASSE SCHERER, MARIA CAROLINA MIANO SELBACH, RAFAEL ARMINIO SELBACH