16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

CARACTERISTICAS CLINICAS DOS PACIENTES COM ARTRITE REUMATOIDE NO ESTADO DE RORAIMA: UM ESTUDO PRELIMINAR

Fundamentação/Introdução

Artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória de origem autoimune. Assim, analisar as queixas e os aspectos do comportamento dessa doença é valioso para o progresso da investigação desta patologia em Roraima.

Objetivos

Difundir as manifestações clínicas provocadas pela AR, bem como registrar os tratamentos medicamentosos.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um ensaio observacional com o parecer consubstanciado do comitê de ética e pesquisa, de caráter quantitativo/ qualitativo e de delineamento transversal-documental e de campo. Nesse sentido, a partir da análise de prontuários, foi realizada uma entrevista com pacientes diagnosticados com AR no único ambulatório público especializado em reumatologia com idades entre 14 e 70 anos, sendo excluídos os não falantes do português e indígenas. Buscou-se informações sobre o período de diagnóstico, sintomas, sinais clínicos, exames laboratoriais, exames de imagem, medicamentos usados.

Resultados

O estudo se deu entre abril de 2021 a 28 de agosto de 2021, sendo a amostra constituída por 100 pessoas. Foi evidenciado na sorologia dos achados laboratoriais que apenas 6% dos pacientes entrevistados têm exames FR (Fator Reumatóide) e Anti-CCP (Anticorpos contra peptídeo citrulinado cíclico) negativos e 67% contém os dois exames alterados. No que se refere aos sintomas, a prevalência foi de 84% com comprometimento de mais de dez articulações do corpo. Ademais, 96% afirmaram que os sintomas duram mais de seis semanas. Em relação aos critérios clínicos, 83% afirmaram edema em três ou mais articulações, 87% relatam rigidez matinal e 51% declaram nódulos subcutâneos na superfície do corpo. Já no que diz respeito ao comprometimento extra-articular, 59% desenvolveram sintomas de sicca, 36% tiveram púrpura e 27% alegaram o desenvolvimento de úlcera. Com relação aos exames de imagem, foi observado que 51% necessitam realizar tomografia, sendo que apenas 27% não tiveram alterações. Na terapia farmacêutica, 76% usam anti-inflamatórios não esteroidais, 94% dos entrevistados fazem uso de prednisona, sendo 74% da amostra total relata uso combinado da prednisona com outro fármaco. Já o metotrexato, 91% usam e 55% combinam este fármaco com outro.

Conclusões/Considerações finais

Consegue-se afirmar que a maioria dos doentes com AR têm dores em várias articulações do corpo, bem como apresentam os exames laboratoriais de diagnóstico anormais de acordo com a sintomatologia da AR e que a base do tratamento desses pacientes e a combinação de fármacos comumente utilizados para AR e essa escolha é baseada no grau e estágio da doença.

Palavras Chave

Artrite Reumatóide; Sinais e Sintomas; Roraima.

Área

Clínica Médica

Autores

JANDERSON DE CASTRO E SILVA, NAROTTAM SOCRATES GARCIA CHUMPITAZ, HEULLER PABLO CUNHA ALMEIDA, THAYS KAROLYNE PONTE PRADO, GABRIELLE MENDES LIMA