16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Síndrome DRESS secundária ao uso de Alopurinol: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

A síndrome DRESS (SD) é definida como uma síndrome da reação a drogas com eosinofilia e outras manifestações sistêmicas. Seu quadro clínico é caracterizado por uma reação medicamentosa de hipersensibilidade sistêmica grave, podendo causar importantes disfunções orgânicas com potencial risco de vida.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com SD e promover um reconhecimento imediato de seu conjunto de manifestações, permitindo um tratamento precoce e melhor prognóstico.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional do tipo relato de caso.

Resultados

Paciente feminina, 59 anos, admitida em hospital de referência devido a história de icterícia, febre não termometrada, acolia, colúria e mialgia, com quatro dias de evolução. Referiu surgimento simultâneo de placas hipercrômicas em tórax e membros inferiores, presença de lesões pruriginosas, não secretivas, indolores e sem sinais flogísticos. Relatou uso recente de Alopurinol, Paracetamol e Nimesulida. Exames laboratoriais da admissão evidenciaram baixa hemoglobina, leucocitose e função hepática alterada. No decorrer da internação, evoluiu com melhora espontânea da icterícia e prurido e melhora gradual das lesões de pele. Marcadores de lesão e função hepática progrediram espontaneamente. Hemograma sem grandes alterações de série vermelha e plaquetas, com melhora da série branca. Dada a melhora clínica e laboratorial, após a suspensão das medicações sintomáticas de uso habitual, chegou-se ao diagnóstico clínico de SD secundária ao uso de Alopurinol, comprovado pela presença de leucocitose com eosinofilia, rash maculopapular disseminado e pruriginoso e insuficiência hepática aguda sem causa presumível. Paciente recebeu alta cinco dias após a admissão, com remissão do prurido, mialgia e astenia, melhora expressiva da colúria e acolia, ainda ictérica e com melhora discreta das lesões cutâneas. Cerca de dois meses após a alta, a paciente retornou para reavaliação, apresentando lesões de pele com remissão notável, não pruriginosas, anictérica, sem febre e astenia.

Conclusões/Considerações Finais

Discutir esse caso é destacar e ilustrar a presença de cada uma das manifestações clínicas e suas correlações, tal como a literatura médica presume, reafirmando a importância e urgência do diagnóstico precoce para obtenção de um melhor prognóstico em pacientes com a SD.

Palavras Chave

Síndrome de hipersensibilidade a medicamentos; Alopurinol; Exantema; Falência Hepática Aguda.

Área

Clínica Médica

Instituições

Irmandade do Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas - Minas Gerais - Brasil, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

PEDRO HENRIQUE FONSECA NOGUEIRA, NATHALIA BIANCO FABRIS, RODRIGO LAGE CARNEIRO, KASSIELLY MELISSA RIBEIRO RODRIGUES, SÉRGIO ÍTALO BLASI-NETO