16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Sarcoidose concomitante com Síndrome de Lofgren: Um relato de caso

Fundamentação/Introdução

A Sarcoidose é uma doença etiologicamente desconhecida, caracterizada por ser inflamatória e sistêmica, em que granulomas não caseosos são encontrados nos órgãos acometidos, com predominância nos pulmões (80%). O presente estudo tem como base um caso de Sarcoidose que evoluiu com sintomas característicos da Síndrome de Lofgren.

Objetivos

Discutir o comportamento de um caso de sarcoidose com sua evolução ao longo de 4 anos e a forma como as terapêuticas influenciaram no curso da doença atualmente.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, escrito com base em informações extraídas de prontuários médicos e exames de imagem/laboratoriais.

Resultados

Descrição do caso: Paciente de 44 anos, sexo feminino, inicia quadro clínico com tosse seca persistente, sudorese noturna, dispneia, dor torácica, artralgias, astenia, perda ponderal, lesões cutâneas eritematosas e pruriginosas em cotovelos e joelhos e episódios de febre. Foi iniciado investigação diagnóstica com exames laboratoriais e realizado broncoscopia, que evidenciou linfadenomegalia mediastinal e parede brônquica com discreto processo inflamatório, além de biópsia linfonodal (cadeia 7) revelando tecido linfoide com esboços de granulomas. A hipótese diagnóstica foi de Sarcoidose Pulmonar. Introduzida imunossupressão, a paciente apresentou melhora significativa dos sintomas. Mantida sob supervisão da equipe, retorna ao serviço médico após 3 anos para investigação de palpitações intermitentes, acompanhadas por tonturas e dor torácica e, ocasionalmente, edema dos membros inferiores. Houve suspeita de sarcoidose cardíaca associada, descartado após exame de Ressonância Magnética do coração, mas houve aumento das dimensões dos linfonodos mediastinais, visto na tomografia de tórax e característico da Síndrome de Lofgren. Requisitado PET-Scan, evidenciou-se linfonodomegalia em cadeia hilar pulmonar direita com moderado metabolismo glicolítico. Ecocardiografia e Holter sem alterações. Foi reportado reaparecimento de lesões eritematosas e pruriginosas e melhora substancial do quadro de tosse ao longo do tempo.

Conclusões/Considerações Finais

A sarcoidose é uma doença multissistêmica com sintomatologia variada e seu manejo continua sendo um enigma. Portanto, ao se expor o caso, torna-se evidente a necessidade de um acompanhamento contínuo para evitar um curso crônico e progressivo da doença.

Palavras Chave

Sarcoidose, Sarcoidose Pulmonar, Sarcoidose Cardíaca, Síndrome de Lofgren.

Área

Clínica Médica

Instituições

InCor- Instituto do Coração HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

ISABELLA GIOVANNA ZIPPO FAGAN, FABIO FERNANDES, MARCO ANTONIO FERREIRA DOS ANJOS, MARINA FERNANDES SOARES