16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CANCER DE MAMA NO BRASIL ENTRE 2015 E 2020.

Fundamentação/Introdução

O câncer de mama é a neoplasia mais incidente na população feminina e sua ocorrência causa grande impacto psicológico, funcional e social. Em mulheres com idade inferior a 40 anos é incomum e cursa, em geral, com pior prognóstico.

Objetivos

Caracterizar o perfil epidemiológico da neoplasia maligna da mama no Brasil.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo do tipo transversal entre os anos de 2015 à 2020, por meio do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), no ícone “Informações de Saúde” (TabNet). A seleção nesta plataforma foi direcionada à “Epidemiológicas e Morbidade" e “Câncer de Mama”. Foram analisadas as seguintes variáveis: faixa etária, sexo, estadiamento e terapêutica.

Resultados

Foram registrados 225.968 casos de acordo com o ano de tratamento. O período de maior número de notificações foram os anos de 2019 (16,9%) e 2020 (16,4%). Do total de casos no país, 97,5% foram do sexo feminino. A faixa etária de maior representatividade foi entre 50 à 59 anos (26,8%), seguida de 60 à 69 anos (23,02%) e 40 à 49 anos (21,7%). No entanto, é importante salientar que o número da patologia aumentou progressivamente entre os adultos jovens (20 à 34 anos). Quanto ao estadiamento, foram detectados nos estágios 2 e 3, respectivamente. Ademais, em relação à modalidade terapêutica, a quimioterapia (57,3%) foi o método de escolha mais prevalente.

Conclusões/Considerações finais

predominante em mulheres acima de 50 anos. Entretanto, os números em mulher jovens têm aumentado. Nesse contexto, um dos fatores que podem contribuir é a falta de ações de rastreio, interpretação dos resultados mamográficos e desvalorização dos sinais e sintomas. Os estágios 2 e 3 foram os mais detectados e por fim, a modalidade terapêutica mais indicada foi a quimioterapia.

Palavras Chave

Epidemiologia; Câncer; Mama;

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos - Tocantins - Brasil

Autores

AYLA CRISTINA DUARTE NEIVA, NAYANNE HARDY LIMA PONTES, GIOVANA ROCHA GUIDA, GUILHERME AUGUSTO BRITO BUCAR OLIVEIRA, ALESSANDRA PAZ SILVERIO