16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

EXCELENTE RESPOSTA A TRATAMENTO NÃO CONVENCIONAL EM PACIENTE COM PITIRÍASE LIQUENOIDE E VARIOLIFORME AGUDA (PLEVA)

Fundamentação/Introdução

A Pitiríase Liquenóide (PL) é uma doença inflamatória cutânea incomum, de etiologia ainda desconhecida, que compreende um espectro clínico de doenças inflamatórias cutâneas, dentre elas, a pitiríase liquenoide e varioliforme aguda (PLEVA). O tratamento ainda não é bem definido devido a etiologia pouco conhecida, porém, sabe-se que os antibióticos mais utilizados são os macrolídeos, seguidos de tetraciclinas.

Objetivos

Descrever um caso de PLEVA tratada de forma não convencional, com boa resposta.

Delineamento e Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente de 42 anos, sexo masculino, previamente hígido, relatou aparecimento de lesões maculopapulares hiperemiadas há um mês da admissão hospitalar. As lesões surgiram em face medial de membros superiores, progredindo difusamente, predominando em tronco, poupando face, mucosas, palmas das mãos e plantas dos pés. Negava prurido ou queimação. Realizou-se biópsia cutânea, a qual evidenciou dermatite de interface com paraceratose, sugerindo pitiríase liquenóide. Iniciado tratamento com prednisona e tetraciclina, porém, como apresentou piora das lesões e dor em queimação, especialmente em dorso, foi internado para investigação. Ao exame físico existiam múltiplas lesões cutâneas maculopapulares hiperemiadas e descamativas em tronco, braços e coxas. Exames laboratoriais sem alterações. Foi avaliado pela dermatologista do serviço, que orientou manter antibioticoterapia com ceftriaxona e clindamicina por 10 dias, já iniciados na admissão, manter prednisona na dose de 40 mg/dia e sulfadiazina de prata tópica nas lesões. Sorologias para Herpes vírus, Sífilis, HIV, Hepatites B e C, Toxoplasmose, Vírus Epstein-Barr e anticorpo Antiestreptolisina O foram todos negativos. Evoluiu com melhora clínica importante após término de antibioticoterapia e recebeu alta com orientação de desmame do corticoide e uso de água boricada nas lesões de pele.

Resultados

NÃO SE APLICA

Conclusões/Considerações Finais

A PLEVA é uma doença rara, ainda com dificuldade diagnóstica e, atualmente, não existe uma padronização comprovada da terapêutica, sendo aplicadas diversas formas de tratamento. Este caso ilustra uma excelente resposta a tratamento não convencional em paciente com PLEVA, fornecendo uma nova possibilidade terapêutica no tratamento de pacientes acometidos por tal afecção.

Palavras Chave

ADMINISTRAÇÃO DE TERAPIA MEDICAMENTOSA; DERMATOSE; PITIRÍASE LIQUENOIDE;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santo Amaro - Santa Casa de Misericórdia do Recife - Pernambuco - Brasil

Autores

MARIA EDUARDDA TENORIO DE SIQUEIRA, BEATRIZ FERNANDES SANTOS, LAIS GUERRA GUEDES, ALEXANDRE BEZERRA GALINDO, PAULO BERNARDO DA SILVEIRA BARROS FILHO