16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA INCIDENCIA DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA EM PACIENTES COM ALTA PROBABILIDADE NO ESCORE DE WELLS.

Fundamentação/Introdução

A TVP é a causa mais comum de morbimortalidade em pacientes cirúrgicos, sendo responsável por 300.000 a 600.000 casos de internação por ano e sendo considerada a causa mais comum de óbitos evitáveis no ambiente hospitalar. A prevalência de TVP em pacientes com suspeita de trombose venosa profunda é menor que 20%, reforçando a importância de um diagnóstico não-invasivo e com custoefetividade. Com isso, destaca-se a importância do uso do escore de Wells. Considerando a dificuldade em se ter uma anamnese adequada e um exame físico específico para a doença, estima-se que a melhor opção diagnóstica consiste na associação entre o escore de Wells e um exame de imagem visando custo-benefício, não invasividade, facilidade e sensibilidade, o ultrassom com doppler. Porém, embora essa associação seja muita vantajosa nos termos já citados, muitas vezes o quadro clínico pode apontar para inúmeros diagnósticos, mesmo com uma alta probabilidade frente ao pré-teste. Além disso, a falta de um consenso entre os estudos que avaliaram a incidência de TVP nos pacientes com alta probabilidade ao escore de Wells resultam em lacunas a serem preenchidas, criando a oportunidade e relevância para o presente trabalho.

Objetivos

Avaliar a incidência de TVP em pacientes atendidos no primeiro semestre de 2020 na emergência do HRSJ após alta probabilidade no escore de Wells.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional transversal descritivo, realizado no serviço de emergência do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes. Os critérios de inclusão foram pacientes maiores de 18 anos, de ambos os sexos, atendidos na emergência do HRSJ com suspeita clínica de TVP e escore de Wells de alta probabilidade. O Escore de Wells divide de acordo com a pontuação obtida os pacientes em baixa ou alta probabilidade para TVP. Os pacientes de alta probabilidade frente ao teste foram submetidos ao ecodoppler, onde os critérios de positividade para ao exame são: incompressibilidade das veias, ausência de fluxo venoso e presença de material hipogênico ou ecogênico na luz da veia.

Resultados

Foram analisados 200 prontuários eletrônicos provenientes de atendimentos da emergência do HRSJ, durante o período de janeiro de 2019 e julho de 2020, a incidência de TVP nestes pacientes foi de 29% (n=58). Dentre o total de pacientes (n=200), 72% eram do sexo feminino, com predomínio de faixa-etária entre 31 a 40 anos – 29,5%. Ainda, em relação ao número de gestações, das 144 mulheres identificadas, houve predomínio de 2 gestações, com frequência de 29,9%. Dentre os 58 pacientes analisados – aqueles com TVP confirmada, a maioria (89,7%) apresentou edema no membro acometido. Além disso, 81% dos pacientes apresentaram hipersensibilidade no trajeto venoso e 67,2% chegaram a emergência com assimetria de panturrilhas - diâmetro da região das panturrilhas 3 cm maior em um membro comparado ao outro. Dentre os 58 pacientes com o diagnóstico confirmado, 55,2% apresentaram acometimento venoso no segmento fêmoro-poplíteo.

Conclusões/Considerações finais

A incidência de trombose venosa profunda nos pacientes com alta probabilidade frente ao escore de Wells foi de cerca de um terço dos casos, reforçando a necessidade de uma melhor triagem desses pacientes. O estudo do perfil epidemiológico dos pacientes apresentou que o sexo feminino é superiormente afetado, principalmente no grupo etário a partir dos 30 anos. O histórico de gestações se mostrou um fator de risco de alta prevalência, enquanto tabagismo, terapia de reposição hormonal e comorbidades não obtiveram destaque dentre a amostra do estudo. Os pacientes com o diagnóstico confirmado apresentaram em maior número edema, hipersensibilidade no trajeto venoso e assimetria de panturrilhas.

Palavras Chave

TROMBO; TROMBOEMBOLISMO; TROMBOSE VENOSA PROFUNDA; ESCORE DE WELLS

Área

Clínica Médica

Instituições

UNISUL - Santa Catarina - Brasil

Autores

GABRIEL ZIN HEUKO, RODRYGO NEI VALTMANN FANFA, JOAO VICTOR MENESES DE AGUIAR