16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

FATORES LIMITADORES DO RASTREAMENTO DAS NEOPLASIAS DA MAMA EM UM MUNICIPIO DO INTERIOR MINEIRO

Fundamentação/Introdução

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais incidente entre as mulheres sendo a principal causa de morte por câncer nesse público. No Brasil, as discussões sobre o controle do câncer de mama no meio acadêmico e também nos diversos setores da sociedade têm como foco o rastreamento mamográfico.

Objetivos

Identificar os fatores que limitam o rastreamento das neoplasias da mama em um município do interior mineiro.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido em 2018 em um município do interior de Minas Gerais, Brasil, com 20 médicos que atuavam na rede pública e/ou na rede particular. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com número do parecer: 2.755.732. Os dados foram obtidos por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. A estatística descritiva simples foi utilizada para a análise dos dados quantitativos e a análise de conteúdo, modalidade temática, para os dados qualitativos. Ressalta-se que este estudo faz parte de uma pesquisa maior que foi realizada.

Resultados

Como fatores limitantes do rastreamento das neoplasias de mama, foram apontados o limite de cotas de mamografia disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) (45%), o custo desse exame (25%), a recusa da paciente em realizá-lo (10%) e a idade da paciente (5%). O restante dos sujeitos de pesquisa afirmou não existir fator limitante (5%) ou optaram por não responder (10%). Com relação ao limite de cotas de mamografia disponibilizado pelo SUS nesse município, os relatos dos sujeitos de pesquisa apontaram que a disponibilidade do exame não supre a demanda. Também houve relatos que ainda há mulheres que se recusam ou tem resistência em realizar o exame e que isso tem interferido negativamente no diagnóstico precoce e consequentemente na cura e na sobrevida das pacientes.

Conclusões/Considerações finais

Através deste estudo, nota-se que os entraves que dificultam o diagnóstico das neoplasias mamárias devem-se, principalmente, a quantidade de recursos destinados às mamografias, o custo desse exame e a desinformação das mulheres. Assim, percebe-se a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas que visem a conscientização dos gestores de saúde e das mulheres sobre a importância da mamografia para diagnóstico e prognóstico das pessoas com neoplasias da mama.

Palavras Chave

Neoplasias da mama. Programas de rastreamento. Médicos. Saúde pública.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Estado de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

WILLIAM MESSIAS SILVA SANTOS, JEFFERSON FELIPE BARBOSA FELIX, MARINA VIEIRA, JAQUELINE SILVA SANTOS, RAQUEL DULLY ANDRADE