16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE CANCER GASTRICO EM AVALIAÇAO ENDOSCOPICA DE HOSPITAL GERAL – ESTUDO RETROSPECTIVO

Fundamentação/Introdução

O câncer gástrico ainda é de alta prevalência em países em desenvolvimento, apesar de estar diminuindo nos países desenvolvidos, com estimativas diagnósticas no Brasil (2020) de 21.230. Fatores como idade, tabagismo, hábitos alimentares, outras doenças gástricas (metaplasia intestinal, anemia perniciosa, pólipo adenomatoso, histórico, Helicobacter pylori - Hp) interferem na ocorrência, sendo o tipo histológico mais comum é adenocarcinoma (95%).
O curso silencioso, quase sempre resulta em diagnóstico tardio e prognóstico desfavorável. A investigação que define o diagnóstico é a endoscopia digestiva alta.

Objetivos

Avaliar a prevalência de câncer gástrico em exames endoscópicos em hospital terciário.

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo, descritivo de exames endoscópicos realizados em 2019, envolvendo pacientes internados e ambulatoriais. Amostra definida por conveniência de 1261 pacientes de um total de 2828 exames. (CEP - CAAE 39743020.3.0000.5378).

Resultados

A distribuição entre sexos foi 525 homens e 736 mulheres. Identificados 13 pacientes com câncer digestório alto, 11 (84,6%) destes com câncer gástrico. Incidência de 63,6% de homens, média etária 71 anos (entre 44 e 83 anos), com maior prevalência de adenocarcinoma. Tabagismo ocorreu em 54% dos pacientes e etilismo em 31%. Não observou-se infecção por Hp. Com êxito letal em 54% dos casos. Não foi possível estabelecer relação etiológica entre história pessoal ou familiar de câncer gástrico ou outras neoplasias.

Conclusões/Considerações finais

Em coincidência com dados da literatura, demonstra-se prevalência do sexo masculino, comportamento agressivo, correspondendo a diagnóstico avançado da doença. O prognóstico desta doença tem correlação direta com diagnóstico precoce, entretanto observou-se elevada faixa etária e prognóstico desfavorável, conotando diagnóstico tardio. Quanto ao Hp, estes dados sugerem a não investigação nestas situações, assim como avaliado em outros estudos. A pesquisa de Hp poderia contribuir para análise etiológica e incrementar medidas preventivas. Tabagismo e etilismo com grande incidência está em consonância com a literatura. Avaliando-se o comportamento da doença, em relação à sobrevida, fatores predisponentes e estágio do diagnóstico da doença, consolida cenário de discrepâncias de recursos disponíveis, e a carência de assistencial adequada para identificação precoce da enfermidade

Palavras Chave

Câncer Gástrico, Adenocarcinoma, Helicobacter pylori.

Área

Clínica Médica

Autores

LETICIA MACHADO BAPTISTELLA, VICTORIA TELLES VIEIRA CELIA, THALES MARQUES CORRÊA, NORBERTO KATSUMI OSAKI, JOÃO LUIZ BRISOTTI