16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE COMPARATIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA QUANTO À ETAPA DA GRADUAÇÃO E AO CONHECIMENTO EM TELEMEDICINA

Fundamentação/Introdução

A telemedicina (TM) é o termo utilizado ao se referir à comunicação e ao intercâmbio de informações conectadas à relação médico-paciente, seja para fins de consulta, tratamento ou prevenção. No âmbito acadêmico, é uma área em evolução e o conhecimento dos estudantes acerca do tema segue nuances definidas por diversas variáveis passíveis de análise e aprofundamento

Objetivos

Avaliar as diferentes percepções e conhecimento entre acadêmicos de medicina do estado de Roraima acerca da telemedicina ao longo dos ciclos do curso.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional transversal prospectivo e analítico com aplicação de questionários físico e/ou online aos estudantes de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Estadual de Roraima (UERR) no período de abril de 2021 a julho de 2021.

Resultados

Aplicaram-se 96 questionários, destes 30,21% (n=29) foram de alunos do ciclo básico, 50% (n=48) clínico e 19,79% (n=19) do internato. O contato com a TM durante o curso foi relatado por 60% (n=58) dos estudantes. Cerca de 53% (n=41) dos alunos dos ciclos básico e clínico afirmaram nunca ter utilizado a mesma e, ao avaliarem sua percepção de capacidade, mais de 89% dos alunos relataram não se sentirem capacitados para utilizá-la. Em contrapartida, 68,42% (n=13) dos que estão no internato relataram já ter utilizado a TM, entretanto a maioria referiu não se sentir capacitado, incluindo 57,89% (n=11) dos usuários. A consulta com profissionais visando a multidisciplinaridade é considerado a principal aplicação da teletriagem para o ciclo básico 55,17% (n=16) e clínico 47,92% (n=23). Em contrapartida, alunos do internato apontaram a consulta com médicos que possuem outras especializações, com 52,63% (n=10). O setor privado, isoladamente, foi apontado como o de uso mais frequente da TM por 76,04% (n=73) dos estudantes. O principal instrumento tecnológico utilizado na prática: o computador, segundo alunos dos ciclos básico e clínico com 31% das respostas em ambos. Em dissenso, alunos do internato apontaram smartphone/tablet pessoal, com 36,84% (n=7).

Conclusões/Considerações finais

É possível perceber que expectativas quanto à aplicação e vivência da telemedicina são intrínsecas ao nível da graduação e consequentemente, experiência. Ademais, denota-se que sua abordagem no âmbito da educação médica ainda é falha, tendo em vista o
despreparo de grande parte dos estudantes ao final da graduação.

Palavras Chave

Acadêmico; Telemedicina; Formação.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

FERNANDA PACHECO DE SOUZA, MYLENA LILIAN DE SOUZA COSTA, NAILA BARROSO BRASILEIRO FREIRE, CAIO VITTOR NASCIMENTO DUÓ, BIANCA JORGE SEQUEIRA COSTA