16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA CIMITARRA: UM RELATO DE CASO EM PACIENTE ASSINTOMÁTICO

Fundamentação/Introdução

A Síndrome da Cimitarra (SC) ou síndrome do pulmão hipogenético ou síndrome venolobular pulmonar é uma patologia rara, com incidência de 1 a 3/100.000 nascidos vivos, que consiste em um conjunto de anomalias cardiopulmonares, afetando mais o sexo feminino. É caracterizada por uma drenagem anômala do pulmão direito para a veia cava inferior, além disso, identifica-se variados graus de hipoplasia no pulmão afetado, acompanhado de dextrocardia e anormalidade da árvore brônquica. A gravidade é variável, desde pacientes assintomáticos à hipertensão pulmonar grave levando a óbito.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com Síndrome de Cimitarra, jovem e assintomática e evidenciar a importância do diagnóstico precoce.

Delineamento e Métodos

.

Resultados

I.A.G, 29 anos, sexo feminino, branca, compareceu para avaliação cardiológica pré-operatória. Chega a consulta com resultados de ecocardiograma transtorácico com destroposição cardíaca, fração de ejeção (FE) e cavidades cardíacas normais, sugerindo drenagem anômala de veias pulmonares; eletrocardiograma com ritmo sinusal e dentro dos limites da normalidade; raio x de tórax evidenciando morfologia atípica do coração e destroposição cardíaca e imagem convexa paracardíaca direita suspeita de síndrome de cimitarra; além de TC de tórax evidenciando pulmão direito bilobado com ausência de fissura apresentando hipoplasia e drenagem venosa através de veia pulmonar direita calibrosa anômala para veia cava inferior, abaixo do nível do hemidiafragma direito. Foi solicitado ecocardiograma transesofágico e teste ergométrico, que seus resultados foram FE 0,65 evidenciando veias pulmonares direitas normais e ausência de veia pulmonar esquerda superior, o teste ergométrico negativo para insuficiência coronariana, sem mais alterações. Devido a incongruência de resultados foi solicitado uma angiotomografia pulmonar complementar. O resultado da angiotomografia evidenciou drenagem anômala de veia pulmonar direita única e calibrosa para veia cava inferior com hipoplasia do pulmão direito, confirmando o diagnóstico de Síndrome da Cimitarra assintomática.

Conclusões/Considerações Finais

O caso apresentado traz ao debate a importância de um profissional capacitado a realizar bem um exame físico e anamnese completa para assim detectar uma síndrome de malformação congênita rara e de diagnóstico normalmente realizado durante a infância além de Reconhecer alterações em exames complementares para realização de um diagnóstico correto da patologia, para assim estabelecer um prognóstico e conduta do caso.

Palavras Chave

Síndrome da cimitarra. Cardiologia. Assintomático.

Área

Clínica Médica

Autores

RAFAEL DE OLIVEIRA ARAUJO, VICTOR RODRIGUES BLOIS, ADALGELE RODRIGUES BLOIS, LARISSA MIRANDA DE AMORIM, LEONARDO PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA