16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Acidose láctica associada à Metformina – Relato de caso

Fundamentação/Introdução

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença de elevada prevalencia na população mundial e importante causa de mortalidade e morbidade. A Metformina é utilizada como primeira linha no tratamento do DM2. A acidose láctica associada a Metformina (MALA) é uma condição extremamente rara, com incidência de 4 por 100.000 pacientes-ano. Afeta igualmente os gêneros, apresenta mortalidade em 30-50% dos casos.

Objetivos

O objetivo deste relato é descrever e discutir um caso de acidose lática em paciente diabético, possivelmente relacionado ao uso de Metformina.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, relato de caso. As informações foram obtidas por meio de análise do prontuário, exames laboratoriais, exames de imagem e revisão da literatura.

Resultados

D.A.M., 60 anos, masculino, antecedentes pessoais: DM2, hiperuricemia, tabagista 45 maços/ano, etilista há 30 anos. Em uso contínuo de Metformina 500 mg 1 vez ao dia, Gliclazida 60 mg 1 vez ao dia e Alopurinol. Paciente trazido pelo SAMU com história de rebaixamento do nível de consciência e crise convulsiva. No local apresentava Glasgow 6, submetido a intubação orotraqueal. Na admissão foi feito triagem infecto metabólica, sinais vitais: glicemia capilar “HI”, FC 113, PA 146x86. Tomografia de tórax com condensação em base esquerda – sugestiva de broncopneumonia. Gasometria arterial evidenciando acidose metabólica grave com hiperlactatemia: PH 6,53 PCO2 17,6 HCO3 1,5 Lactato 16,3 ANION GAP 36,1 sendo aventada a hipótese de MALA. Paciente foi transferido para unidade de terapia intensiva, realizado suspensão da Metformina, hidratação endovenosa, insulina em bomba de infusão contínua e antibioticoterapia. Evoluiu com melhora clínica e laboratorial, extubado após 8 dias, transferido para enfermaria e alta hospitalar após 21 dias de internação.

Conclusões/Considerações Finais

O DM2 é uma doença em ascensão, apresenta elevada mortalidade e morbidade. A acidose láctica é importante causa de acidose metabólica. Embora raro, a MALA é um evento grave, com alta mortalidade. O tratamento deve ser instituído precocemente, com suporte clínico, correção da acidose metabólica e da hiperlactacidemia, suspensão da droga, utilização de bicarbonato, diurese forçada e eventualmente diálise. A prevenção inclui evitar uso da droga em pacientes com insuficiência renal e em condições que podem promover hipóxia.

Palavras Chave

Diabetes mellitus tipo 2; Metformina; Acidose láctica

Área

Clínica Médica

Autores

LUIZA THIENNE COLOMBO