16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico tardio de Tuberculose renal evoluindo com terapia renal substitutiva. Relato de caso.

Fundamentação/Introdução

A tuberculose geniturinária (TBg) é uma forma de tuberculose extrapulmonar grave devido ao seu quadro clínico indolente cujo diagnóstico geralmente ocorra de forma tardia com complicações graves. Trata-se de um homem jovem que iniciou terapia renal substitutiva secundária a tuberculose renal.



Objetivos

Demonstrar a importância do diagnóstico precoce de TBg a fim de evitar complicações como doença renal crônica dialítica.

Delineamento e Métodos

L.P.P.F, masculino, 43 anos, São Paulo, iniciou em fevereiro 2021 quadro de dispneia, hipertensão e anorexia há 12 dias. A admissão no Pronto Atendimento, apresentava PA 193x126mmHg, creatinina sérica de 12,3 mg/dl, ureia 259 e clearence de creatinina 4,4 CKD-EPI.  
Hipertenso desde 2018 em tratamento irregular com losartana, captopril e hidroclorotiazida. Queixava-se também quadro recorrente de retenção urinária, dor suprapúbica e polaciúria, diagnosticado como infecção urinaria (ITU) de repetição desde 2018 (3 vezes ao ano) com melhora parcial ao uso de antibiótico.  Solicitada urina 1 que mostrou 280 mil leucócitos, bacteriúria e hemoglobinúria com urocultura negativa.
Ao ultrassom do aparelho urinário, bexiga com material residual denso; rins com espessura do parênquima reduzida e perda da relação cortico-medular; importante dilatação pielocalicial e ureteral, até junção vesical, sem imagem de cálculos; rim direito com 10,9 cm² e rim esquerdo com 11 cm². Diagnosticado hidronefrose bilateral e nefropatia crônica. Em tomografia de abdômen e pelve com contraste mostrou rins tópicos com sinais de nefropatia crônica, rim direito 7,3 cm e esquerdo 7,8 cm. Dilatação pielo-uretero-calicial à esquerda e discreta dilatação ureteral à direita. Ausência de sinais de nefrolitíase ou ureterolitíase. Bexiga contraída com acentuado espessamento parietal difuso. 
Aventada hipótese de tuberculose geniturinária por alterações descritas em exame de imagem e uroculturas negativas, que se confirmou após realização do teste rápido molecular positivo para Mycobacterium tuberculosis na urina. Iniciado tratamento com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Paciente permaneceu em terapia dialítica.

Resultados

-

Conclusões/Considerações Finais

A TBg é um diagnóstico diferencial importante em quadros de suspeita de ITU de repetição que deve ser diagnosticado e tratado precocemente visto potenciais desfechos desfavoráveis como evolução para doença renal crônica dialítica.

Palavras Chave

Tuberculose renal; tuberculose genitourinária; infecção urinária

Área

Clínica Médica

Autores

ANA BEATRIZ FURLAN VILELA, STEFANY JULIA MESQUITA DO EGITO, RODRIGO DOS SANTOS MORAES, GUILHERME DANIELE KONIG TURASSA, HELENA RAMALHO ARVATE