16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Coração partido após fibrobroncoscopia

Fundamentação/Introdução

A Cardiomiopatia de Takotsubo (CT) é uma disfunção ventricular esquerda transitória em que o coração adquire a forma de um vaso típico japonês. É acompanhado de uma dor anginosa e pode apresentar alterações no eletrocardiograma característicos de infarto agudo do miocárdio (IAM), porém, está ausente a oclusão arterial coronariana na angiografia contrastada. É uma doença amplamente associada a momentos de estresse intenso e pacientes com uma longa história de comorbidades podem dificultar o diagnóstico da síndrome de Takotsubo.

Objetivos

Relatar um caso de síndrome de Takotsubo após fibrobroncoscopia.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo, com relato de caso de paciente masculino, 61 anos, que procura atendimento médico por quadro respiratório agudo aliado a necessidade de oxigenoterapia em contexto pandêmico.

Resultados

Paciente masculino, de 61 anos, com investigação de reumatismo em uso de metotrexato e prednisona; iniciou um quadro de febre, astenia, dispneia progressiva e necessidade de oxigenoterapia suplementar. Apresentava áreas de vidro fosco na tomografia de admissão, sendo testado para SARS-COV2 por 7 vezes com resultado negativo. Diante da imagem característica de pneumonia em organização, o paciente foi submetido a fibrobroncoscopia para coleta de lavado broncoalveolar e biópsia transbrônquica, a fim de obtenção de amostra para realização de culturas. Após a realização do exame, apresentou-se com piora clínica, taquipneia, necessidade de aumento da suplementação de oxigênio e leve dor torácica ventilatório-dependente. Foi realizado eletrocardiograma que não demonstrou alterações do segmento ST, radiografia de tórax sem pneumotórax, troponina cardíaca alta, em curva ascendente. Foi suspeitado de IAM tipo 2 e então o paciente foi submetido a ressonância magnética cardíaca, que demonstrava disfunção sistólica segmentar e global do VE de grau leve (FE 49%), ausência de edema miocárdico ou necrose e ausência de oclusão coronariana, sendo compatível com síndrome de Takotsubo.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico diferencial de Síndrome de Takotsubo é amplamente relevante em casos de suspeita de IAM. Deve-se ressaltar a importância do diagnóstico da miocardiopatia induzida por estresse em pacientes submetidos a fibrobroncoscopia flexível, que é uma rara complicação associada a este exame.

Palavras Chave

Cardiomiopatia de Takotsubo, fibrobroncoscopia, infarto agudo do miocárdio

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

JOAO VITOR SAORES CRUZ, RAFAELA VIANNA MAGALHÃES, REBECCA SARAY MARCHESINI STIVAL, CAMILA MARCHI BLATT, GIBRAN AVELINO FRANDOLOSO