Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES COM COVID 19 ACIMA DE 80 ANOS INTERNADOS EM UM HOSPITAL TERCIARIO
Fundamentação/Introdução
Nos últimos anos, houve uma mudança significativa na pirâmide etária no Brasil, de modo que segundo estimativas, o país ocupará o sexto lugar no mundo em relação ao número de habitantes idosos. Tratando-se de infecções respiratórias, os idosos são populações de risco para desenvolverem complicações graves, devido a miríade de comorbidades comumente associadas. Os pacientes inseridos na faixa etária acima de oitenta anos apresentaram entre 14,8-27,6% de letalidade pela COVID-19 e suas complicações sistêmicas.
Objetivos
Avaliar a letalidade e o perfil epidemiológico dos pacientes com COVID-19 acima de oitenta anos.
Delineamento e Métodos
Estudo observacional descritivo, realizado em um hospital terciário de Florianópolis, durante o período de março de 2020 a março de 2021. Os dados coletados referem-se aos pacientes com idade igual ou superior a oitenta anos, com diagnóstico de COVID-19, que foram submetidos a internação hospitalar, relacionados de acordo com as seguintes variáveis: sexo, idade, óbito, óbito por sexo, internação em leito de unidade de terapia intensiva (UTI), submetidos a cuidados paliativos exclusivos, comorbidades (Doença Cardiovascular, Doença Renal Crônica, Doença Neurológica Crônica, Doença Respiratória Crônica ou Neoplasia) e Índice de massa corpórea médio.
Resultados
Dos 116 pacientes analisados, a letalidade de COVID 19 foi de 37,93%, sendo que dos óbitos, 52,2% eram homens e 47,8% eram mulheres. Observada igualdade na prevalência entre os sexos, com idade média de 85 anos. A taxa de internação no UTI foi de 58,62%, sendo que dentro da amostra 18,96% foram submetidos a cuidados paliativos exclusivos. 86% dos pacientes possuíam doença cardiovascular. Além disso, o IMC médio da amostra foi de 26,65 kg/m2.
Conclusões/Considerações finais
O presente estudo demonstrou uma menor taxa de letalidade nos pacientes com mais de 80 anos de idade, em relação ao encontrado no mesmo período no país. Do mesmo modo, houve igualdade na prevalência de acometimento entre os sexos, com maior número de óbitos no sexo masculino. Os pacientes do estudo se mostraram em sua maioria com multimorbidades, predominando as doenças cardiovasculares e sobrepeso.
Palavras Chave
IDOSO; CORONAVÍRUS; LETALIDADE
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Instituições
UNISUL - Santa Catarina - Brasil
Autores
GABRIEL ZIN HEUKO, RODRYGO NEI VALTMANN FANFA, JOÃO VICTOR MENESES DE AGUIAR, DANIEL JOSÉ DA SILVA FILHO, FERNANDO GRAÇA ARANHA