16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Lemmel: uma causa rara de icterícia obstrutiva

Fundamentação/Introdução

A doença diverticular é caracterizada pela formação de saculações na parede intestinal a partir de um aumento de pressão da parede do órgão (1,2). Os divertículos no intestino delgado distribuem-se principalmente na segunda porção do órgão, conhecidos como divertículos periampulares (DPA), sendo extra-luminais e em sua maioria são assintomáticos (3,4).
Secundário a uma complicação dos DPA como a diverticulite duodenal pode ocorrer o que se conhece por síndrome de Lemmel que pela compressão do ducto biliar intra-pancreatico comprometendo a drenagem do conteúdo biliar, o que leva a uma causa rara de icterícia obstrutiva, na ausência de coledocolitiase ou tumor (5,6).

Objetivos

O trabalho tem por objetivo relatar o caso de uma condição rara que deve ser considerada, principalmente, em pacientes idosos que apresentam colestase como diagnóstico diferencial de obstrução biliar ou quando um divertículo duodenal periampular é demonstrado em exame de imagem (7,8,9).

Delineamento e Métodos

D.G. feminina, 87 anos, hígida, com histórico de colecistectomia há quinze anos. Procurou a emergência por quadro de dor abdominal difusa há seis dias, associado com hipotensão e perda de esfíncteres. No exame físico a paciente se encontrava em regular estado geral, o abdome era flácido, doloroso na palpação profunda de fossa ilíaca direita, sem sinais de irritação peritoneal e anictérica. Os exames laboratoriais na chegada eram normais apenas com amilase de 700 UI/L. Progredindo a investigação com colangioRM o qual demonstrou um volumoso divertículo de bulbo duodenal comprimindo ducto colédoco e ducto de Wirsung, com infiltração de gordura peripancreatica e retroperitoneal, evidenciando pancreatite aguda leve e colestase por divertículo duodenal.

Resultados

Realizado tratamento conservador e monitorização de complicações. Recebeu alta em três dias, mantendo alta ambulatorial sem apresentar novo episódio até o momento.

Conclusões/Considerações Finais

É importante concluir que exames de imagem como CRM e TC abdominal com contraste podem ser usados na suspeita de DPA, contudo a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) permanece o método de diagnóstico de escolha. A ressecção cirúrgica (diverticulectomia), esfincterotomia endoscópica e dilatação por balão papilar são opções de tratamento quando o manejo conservador falha. Além disso, procedimentos de bypass são opções para desobstruir a via biliar, cessando os sintomas, quando presença de coledocolitíase com um cálculo primário com ducto biliar aumentado (> 2 cm) e a idade avançada do paciente (10).

Palavras Chave

ictericia, vias biliares, divertículo, síndrome.

Área

Clínica Médica

Autores

RAFAELA POLIANA PAGNONCELLI, DOUGLAS FILIPE BIANCHI, JOSÉ FELIPE JUCHEM, MANOELA C NICOLETTI JUCHEM, MATTEO BALDISSEROTTO