Dados do Trabalho
Título
Síndrome de Takotsubo e choque cardiogênico: uma associação incomum
Fundamentação/Introdução
Introdução: A Síndrome de Takotsubo (TTS) é definida por disfunção sistólica aguda e transitória do ventrículo esquerdo (VE), mimetizando uma Síndrome Coronariana Aguda, porém sem alteração angiográfica (obstrução ou ruptura de placa).O VE com formato de balão ou armadilha de polvo japonesa devido acinesia apical define o achado típico (nomeia a síndrome).O distúrbio é mais comum em mulheres e predomina em adultos mais velhos.
Objetivos
Objetivo: Relatar um caso de TTS associado a choque cardiogênico.
Delineamento e Métodos
Relato de caso: ZESG,56 anos, feminino. Há 1 mês com saída de secreção purulenta em lesão por pressão adquirida em internação prévia prolongada em UTI. Há 3 dias da admissão, evoluiu com sonolência e oligúria.Foi admitida em outro serviço arresponsiva, prontamente intubada e encaminhada a hospital de maior complexidade.Admitida hemodinamicamente instável e eletrocardiograma (ECG) com baixa voltagem difusa. Iniciado antibioticoterapia, drogas vasoativas em doses ascendentes.Permanecia com parâmetros macro e microhemodinamicos alterados.Realizado ecocardiograma a beira leito que evidenciou acinesia apical de VE.Novo ECG evidenciou supra do segmento ST em V4-V6 e troponina ultrassensivel de 1590.Iniciado dobutamina e levada ao cateterismo.Coronárias sem alterações,mas função sistólica de VE comprometida em grau importante com aspecto de TTS.Colocado balão intra-aórtico e encaminhada a unidade coronariana.Iniciado medidas adicionais para choque misto(distributivo e cardiogênico) e reposição de albumina por quadro de hipoalbuminemia grave.Nos próximos 4 dias, teve melhora dos parâmetros hemodinâmicos,com desmame gradual de drogas vasoativas e balão intra-aortico.No 5º dia, piora súbita com evidencia de choque distributivo e evolução para disfunção de órgãos e óbito.
Resultados
Discussão: O manejo do TTS baseia-se em terapia de suporte e tratamento do gatilho. Apenas 10% dos pacientes evoluem para choque cardiogênico, mas a mortalidade aumenta em 10 vezes. Portanto,é extremamente importante colocar o TTS no rol de diagnósticos diferenciais em pacientes com choque refratário ou de etiologia desconhecida. Infecções em geral tem se mostrado o principal gatilho, portanto a ocorrência de choque séptico e choque cardiogênico podem se associar, tornando o diagnóstico de TTS um desafio.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões:
Como já relatado em literatura,TTS pode ser o motivo da internação ou surgir durante a mesma, por isso deve-se atentar ao diagnóstico mesmo em pacientes sem dor torácica, mas com disfunção miocárdica.
Palavras Chave
Síndrome de Takotsubo
Choque cardiogênico
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Instituições
FAMERP - São Paulo - Brasil
Autores
RAFAELA SANTUCCI COLOMBO, CAROLINA MILITAO PITELLI, JOAO ALEXANDRE DA COSTA BERIGO, BRUNO PINOTTI CORREIA, JULIA BELONE LOPES