16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Sarcoidose em paciente com perda ponderal e hepatoesplenomegalia

Fundamentação/Introdução

A sarcoidose é uma doença granulomatosa não infecciosa que pode se manifestar de diversas formas – desde um quadro assintomático até o acometimento de vários órgãos. Por se tratar de uma doença com amplo espectro de apresentações, é necessário conhecer suas principais características para diagnosticá-la corretamente.

Objetivos

Relatar um caso clínico sobre sarcoidose, bem como apresentar seus achados endobrôquicos e tomográficos. Além disso, este caso pode auxiliar a diagnosticar outros pacientes e pesquisas sobre o tema.

Delineamento e Métodos

Trata-se de paciente do sexo feminino, 42 anos, com relato de astenia, fadiga e perda ponderal de 35 kg no último ano concomitantes a um aumento do volume abdominal. Negou tabagismo e etilismo. Ao exame abdominal, apresentava hepatomegalia palpável de 2 cm e uma esplenomegalia palpável até a linha umbilical. Não foram observadas outras alterações. Os exames laboratoriais mostraram anemia e aumento de globulinas. Sorologias para hepatites B e C, leishmaniose visceral, doença de Chagas e exame parasitológico de fezes foram negativos. A eletroforese de proteínas mostrou um aumento policlonal na região das gamaglobulinas e ausência de proteína monoclonal. A enzima conversora da angiotensina veio aumentada.

Resultados

A tomografia de tórax revelou milimétricos nódulos pulmonares com distribuição bilateral, sobretudo centrolobulares e linfadenomegalias mediastinais e hilares.
A videobroncoscopia evidenciou mucosa do brônquio lobar médio e lobar superior direito de aspecto granuloso, micronodular de coloração amarelada.
A biópsia da mucosa brônquica exibiu células gigantes multinucleadas, além de granulomas bem formados compatíveis com sarcoidose. A pesquisa de tuberculose e de fungos foi negativa.
Diante da clínica, dos achados radiológicos e endobrôquicos, além da biópsia, foi confirmada a hipótese de sarcoidose. O tratamento foi iniciado com prednisona.

Conclusões/Considerações Finais

Cerca de 25% dos pacientes acometidos por sarcoidose possuem manifestação hepática. No caso, a paciente apresentava hepatoesplenomegalia, o que levantou a hipótese de leishmaniose visceral, uma doença endêmica da região.
O rendimento diagnóstico da biópsia endobrônquica é alto (> 70%) quando anormalidades são visíveis. Durante o exame, a aparência em calçada da mucosa foi encontrada e levantou as hipóteses de sarcoidose e amiloidose.
A biópsia ajudou a confirmar o diagnóstico e a descartar neoplasias para iniciar o tratamento.

Palavras Chave

Sarcoidose; Sarcoidose pulmonar; Hepatomegalia; Esplenomegalia; Linfadenopatia; Pneumopatias; Biópsia guiada por imagem

Área

Clínica Médica

Autores

MARIANE SILVA OLIVEIRA MARTINS, PRISCILA RIBEIRO MAIA, GIOVANA SANTAROSSA LOPES GUIMARÃES, WELLINGTON OLIVEIRA JUNIOR, MARCELO SANTOS PIMENTA