16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

O PANORAMA DA DIABETES MELLITUS EM UM PERIODO DE 11 ANOS NO BRASIL

Fundamentação/Introdução

A diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico e uma síndrome multifatorial que decorre da falta de produção da insulina ou da falha da sua ação, que afeta diversos indivíduos todos os anos no país. Este distúrbio caracterizado por uma hiperglicemia constante, está associado a complicações em longo prazo de forma sistêmica, sendo uma delas, o óbito. Dessa forma, a incidência e as taxas de mortalidade por DM têm evidenciado crescimento progressivo e persistente no Brasil.

Objetivos

Avaliar o panorama da mortalidade por Diabetes Mellitus, no Brasil, no período de 2008 a 2018.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional descritivo, de série temporal, realizado nos últimos 11 anos com a representação do número de óbitos de DM por ano obtidos por meio do Sistema de Informações de Mortalidade, disposto pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde.

Resultados

Durante o período analisado a taxa de mortalidade por DM apresentou aumento juntamente com tendência crescente da mortalidade ao longo dos anos. A taxa média Brasileira de óbitos por DM por 100 mil habitantes foi de 29,09. Sendo a região Nordeste apresentando as maiores taxas de 2008 a 2018, com exceção do ano de 2018, com média de óbitos por 100 mil habitantes de 37,84. Por outro lado, a Região Centro-Oeste apresentou menor taxa de óbito com média de 22,90 por 100 mil habitantes durante o mesmo período. No Brasil, verificou maior prevalência de DM no sexo feminino, na faixa etária maior que 50 anos, negros e pardos e indivíduos com escolaridade até 3 anos.

Conclusões/Considerações finais

A mortalidade decorrente do DM no Brasil é crescente e elevada, se tornando de extrema importância o presente estudo, como uma forma de instrumento para os profissionais da saúde potencializarem suas medidas de prevenção, diagnósticas e terapêuticas, a fim de reduzir a taxa de mortalidade desse distúrbio crônico, melhorando a qualidade e a expectativa de vida dos indivíduos acometidos.

Palavras Chave

Diabetes Mellitus; Mortalidade; Epidemiologia;

Área

Clínica Médica

Autores

FERNANDA DE CASTRO VASCONCELOS, JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FILHO, DANILO BRITO NOGUEIRA, VALÉRIA SOARES DE JESUS SANTANA, CARLA VIVIANE FREITAS DE JESUS