16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

GRANULOMATOSE COM POLIANGIITE: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Granulomatose com Poliangiite (GPA), também conhecida como Granulomatose de Wegener, é uma vasculite caracterizada por inflamação necrosante multifocal que acomete principalmente as vias aéreas superiores, inferiores e rins.

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de GPA que evoluiu com glomerulonefrite crescêntica, em fase proliferativa/ esclerosante.

Delineamento e Métodos

Descrição do caso: Paciente do sexo masculino, 56 anos, encaminhado para internamento hospitalar devido a quadro de linfonodomegalia em região cervical anterior direita há cerca de sete meses, dispneia aos esforços e perda ponderal de 13 kg nos últimos três meses. Relata rinossinusite crônica e passado de perda de visão de olho esquerdo devido a perfuração corneana espontânea com transplante de córnea há sete meses. Realizou tomografia computadorizada de tórax com achado de consolidação de aspecto irregular em lobo pulmonar inferior esquerdo e linfonodos mediastinais proeminentes na cadeia paratraqueal inferior direita. Biópsia pulmonar e broncofibroscopia não esclarecedoras, biópsia de linfonodo cervical com imuno-histoquímica demonstrando processo inflamatório inespecífico. No sumário de urina foi constatado proteinúria e hematúria. Houve piora do quadro de dispneia e o paciente evoluiu com injúria renal aguda no segundo dia de internação hospitalar. Foi solicitado um ecocardiograma transtorácico e uma ultrassonografia de rins e vias urinárias - sem alterações. Cogitada a possibilidade de GPA. Realizada biópsia renal com histologia demostrando glomerulonefrite crescêntica, em fase proliferativa/ esclerosante. Iniciado sessões de hemodiálise e instituído pulsoterapia com metilprednisolona um grama/dia durante três dias seguida de pulsoterapia venosa com ciclofosfamida e corticoterapia oral.

Resultados

Após a terapêutica instituída houve resolução da sintomatologia e o paciente evoluiu para doença renal crônica em tratamento conservador. Recebeu alta hospitalar em acompanhamento com a nefrologia e reumatologia. Está no terceiro ciclo de pulsoterapia venosa com ciclofosfamida (programado 06 pulsoterapias) e em desmame oral de corticóide.

Conclusões/Considerações Finais

A Granulomatose com Poliangiite é uma vasculite de difícil diagnóstico que pode se apresentar com sintomas insidiosos e diferentes formas de gravidade. Um diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para a remissão da doença e podem evitar complicações.

Palavras Chave

Vasculite, Imunossupressão, Granulomatose com Poliangiite, Injúria Renal Aguda

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL MEMORIAL ARTHUR RAMOS - Alagoas - Brasil

Autores

JADSON SOARES LAUDELINO, JOSÉ LÍDIO NUNES LIRA, JANIELMA SOARES LAUDELINO, CARLOS WILLIAM RODRIGUES LIMA, LÍVIA MARCELLY BEZERRA LEÃO