16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

GNRP secundária à vasculite pauci-imune: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

Introdução: A síndrome da glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP) é definida pela perda rápida de função renal, com lesão glomerular evidenciada. Entre suas causas, há as glomerulonefrites pauci-imunes – caracterizadas pela presença do anticorpo ANCA e biópsia renal com necrose e inflamação granulomatosa.

Objetivos

Objetivo: Apresentar um relato de caso de Granulomatose de Wegener (GW) com ênfase na adesão ao tratamento.

Delineamento e Métodos

.

Resultados

Descrição do caso: Homem, 29 anos. Em 2017, relatou quadro de artralgia em membros inferiores e superiores, febre e emagrecimento que iniciou 2 meses antes. Evoluiu com artralgia intensa e edema progressivo nos membros inferiores, impedindo a deambulação. Procurou serviço de saúde onde foram identificadas hematúria, perda da função renal e anemia severa, com necessidade de diálise e transfusões. Então, foi encaminhado a este serviço para investigação a fundo. Foram realizados proteinúria de 24 horas (2841mg/24h), EAS (proteínas +, hemoglobina +, leucócitos 60/campo, hemácias + incontáveis), ureia (100mg/dL), creatinina (4,96mg/dL), albumina (2,3g/dL), VHS (90). Biópsia renal: necrose intersticial e crescêntica paucimune. TC de tórax: presença de pequenos focos de consolidação associados à infiltrado em vidro fosco no pulmão esquerdo. TC de seios paranasais: sinusopatia. p-ANCA e c-ANCA: não reagentes, porém, foram testados após o primeiro ciclo de pulsoterapia. A partir disso, foi constatada GNRP secundária à vasculite pauci-imune, com fortes evidências a favor de GW. Durante a internação, foi iniciada a pulsoterapia com metilprednisolona por 5 dias com adição posterior de ciclofosfamida em pulsos. Com melhora significativa, o paciente recebeu alta e prescrição de prednisona e azatioprina. Nos anos seguintes, realizou 6 ciclos de pulsoterapia com ciclofosfamida e seguiu o acompanhamento no ambulatório de Nefrologia, sem queixas. Em fevereiro de 2021, refere artralgia, episódios febris e confessa estar há 1 ano sem fazer uso das medicações orais. Foram solicitados, então, proteinúria de 24hrs (3255mg/24h), EAS (hemácias +), creatinina (1,4) e c-ANCA reagente (1/40), confirmando diagnóstico e recidiva. Portanto, foram prescritos azatioprina 100mg/dia, prednisona 20mg/dia e pulsoterapia de ciclofosfamida que foi realizada em maio de 2021.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A adesão ao tratamento oral é de suma importância para a remissão da doença em até um ano. A conscientização do paciente quanto à gravidade facilita a adesão e, portanto, induz maior taxa de remissão.

Palavras Chave

GNRP; Vasculite; Granulomatose de Wegener; Tratamento.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Maranhão - Maranhão - Brasil

Autores

MARIA LUIZA VERAS AYREMORAES BARBOSA, AMANDA MARQUES MUNIZ, ANA BEATRIZ MARTINS SOUZA, JEFFERSON LUIS SANTOS BOTELHO, LEONARDO SILVA SANTOS