16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Brucelose Humana: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

Introdução: A brucelose é uma zoonose de distribuição global considerada uma doença de cunho ocupacional responsável por uma série de danos sanitários e econômicos. É uma patologia potencialmente devastadora à saúde humana, sendo provocada por bactérias gram-negativas, intracelulares facultativas, pertencentes ao gênero Brucella spp2.

Objetivos

Objetivos: Apresentar um relato de caso de brucelose humana.

Delineamento e Métodos

.

Resultados

Descrição do caso: Homem, 39 anos, lavrador rural, história de contato com bovinos em suas atividades laborais apresentou-se ao serviço de Clínica Médica com queixas, há 8 meses, de poliartralgia em cotovelos, ombros e joelhos, de forma simétrica, acumulativo e intermitente. Relata ainda, durante o mesmo período de tempo, adinamia e cefaleia holocraniana de moderada intensidade sem fotofobia e fonofobia, sem aura. Por haver história epidemiológica de brucelose em seu local de trabalho, foi solicitado pela equipe médica da cidade de origem, teste sorológico ELISA para brucelose com resultados positivos de IgM: 11,9 e IgG: 1,7, sendo, portanto, encaminhado a este serviço de referência. Foi solicitado e realizado, após 25 dias, novo teste ELISA, com resultados positivos de IgM: 40,5 e IgG: 59,2, demonstrando aumento dos títulos em 4 vezes o valor basal em exames com intervalo maior que duas semanas, o que torna o diagnóstico laboratorial de brucelose confirmado. Realizou-se, também, Reação de Widal, para diagnóstico diferencial com febre tifoide, com resultado não reagente e hemocultura para aeróbios e anaeróbios e urocultura sem crescimento. Paciente foi internado durante 7 dias para realização de tratamento com antibioticoterapia que consistiu em gentamicina 400mg/dia, com administração endovenosa por 7 dias e doxiciclina 100mg 12/12h, via oral por 6 semanas. Durante internação hospitalar, foram realizados exames laboratoriais e tomografia (TC) de tórax, ambos sem alterações. Para afastar complicações neurológicas da doença, foi realizada TC de crânio, com resultado sem alterações evidentes. Paciente concluiu tratamento via oral e retorna, após 2 meses da internação, com melhora significativa da cefaleia e poliartralgia.

Conclusões/Considerações Finais

Considerações finais: A brucelose é uma zoonose não erradicada e tem apresentação socioepidemiológica característica. Dessa forma, considerá-la como hipótese na prática clínica é relevante tanto para diagnóstico preciso, manejo adequado e controle de complicações, como para intervenção em áreas endêmicas.

Palavras Chave

Brucelose; IgG; IgM; Antibioticoterapia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Maranhão - Maranhão - Brasil

Autores

MARIA LUIZA VERAS AYREMORAES BARBOSA, ANA BEATRIZ MARTINS SOUZA, GILSANDRO GOMES ANDRADE LOPES, JEFFERSON LUIS SANTOS BOTELHO, GUSTAVO DUARTE RODRIGUES