16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Hepatite aguda e três causas simultâneas: relato de caso

Fundamentação/Introdução

Complicações clínicas graves associadas ao período pandêmico de Covid-19 e suas repercussões.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente em vigência de icterícia e acolia fecal cujas causas foram simultâneas e levaram à hepatite aguda. Durante a investigação do caso foram identificadas três possíveis causas que justificaram a inflamação hepática, sendo elas hepatite alcoólica, doença hepática induzida por substâncias e drogas, e hepatite C.

Delineamento e Métodos

As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente e revisão da literatura. Paciente do sexo masculino de 48 anos procedente do interior de São Paulo, alcoólatra tendo aumentado ingesta devido pandemia sem outras comorbidades conhecidas. Dá entrada no serviço de saúde com quadro de colúria que evoluiu para icterícia importante e acolia fecal. Relatou uso por conta de ivermectina 4 comprimidos ao dia há 18 meses sendo que há 15 meses usava 1 comprimido a cada 15 dias. Também ingeria combinado contendo paracetamol e diclofenaco quando apresentava cefaleia. À admissão apresentava hiperbilirrubinemia de 8,38mg/dL com predomínio de direta de 4,58mg/dL além de gama glutamiltransferase aumentada, transaminase oxalacética e pirúvicas acima do valor de 1000U/L. Descartado quadro obstrutivo devido vias biliares normais à ultrassonografia e fígado de aspecto normal. Em investigação aprofundada foi detectado HCV positivo , além de melhora clínica e laboratorial com a suspensão das medicações que estavam sendo utilizadas. Recebeu acompanhamento ambulatorial com infectologia que confirmou carga viral de 307.899 Ul/ml. No momento, o paciente aguarda genotipagem do vírus e segue em acompanhamento ambulatorial.

Resultados

O caso relatado e publicações levantadas dão suporte à discussão frente às possíveis causas relacionadas ao comprometimento hepático agudo e uma situação complexa com três causas sobrepostas levando ao aparecimento de alterações da função hepática e suas manifestações clínicas, ressalta-se o provável agravante da automedicação influenciado pelo contexto da pandemia pelo SARS-CoV-2 e o uso controverso e indiscriminado da ivermectina.

Conclusões/Considerações Finais

Dessa forma, torna-se de grande importância a necessidade de campanhas educativas relacionadas ao esclarecimento sobre o risco de toxicidades, reações adversas relacionadas à automedicação para promover conscientização quanto aos potenciais danos à saúde associados a essa prática.

Palavras Chave

Doença Hepática Induzida por Substâncias e Drogas; Hepatite; Hepatite Alcoólica; Hepatite C

Área

Clínica Médica

Autores

THAÍS SOUZA VICENTE, ANA BEATRIZ DIAS MANDUCA, LARISSA MIDORI SUMIYOSHI, LETÍCIA RIBEIRO ALVETTI, LUIZ ALVES BARRETO PEREIRA