Dados do Trabalho
Título
Complicação rara pós Radioablação de metástase hepática: Relato de caso.
Fundamentação/Introdução
O fígado é um local comum para metástases de tumores, sendo as opções de tratamento divididas em terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas, como a radioablação percutânea. Embora esse procedimento seja relativamente bem tolerado, podem surgir complicações raras e graves como abscesso hepático, o tipo mais comum de abscesso visceral, o quadro clínico geralmente inclui febre e dor abdominal, podendo apresentar náuseas, perda ponderal e mal-estar.
Objetivos
Relatar o caso clínico de uma das complicações da ablação percutânea no tratamento de metástase hepática.
Delineamento e Métodos
Mulher, 64 anos, internada por febre, adinamia e parestesia em membros inferiores há 2 semanas não responsivos ao tratamento (empírico) com Amoxicilina e Clavulanato. Histórico de câncer colorretal há 8 anos, tratado com ressecção local. E, submetida há 3 semanas à radioablação percutânea, como tratamento de metástase hepática recém diagnosticada. Iniciados Cefepime e Vancomicina, hemotransfusão e realização de ecocardiograma (negativo para endocardite). Tomografia de abdome: fígado apresentando volumosa lesão expansiva, de contorno bem definido, com focos gasosos de permeio, centrada no lobo direito medindo 12,8 x 10,5 x 10cm – abscesso hepático. Após 10 dias de internação, houve surgimento de fístula hepato-cutânea – com posterior drenagem e saída de grande secreção purulenta. Houve crescimento de Escherichia coli e a antibioticoterapia foi trocada para Meropenem, guiada pela cultura.
Resultados
Após completar o tempo de antibiótico por seis semanas, paciente apresentou grande melhora clínica e tomográfica. Recendo alta hospitalar com reversão de todos os sintomas da internação.
Conclusões/Considerações Finais
A radioablação percutânea é um procedimento bem tolerado, especialmente quando comparados aos de procedimentos cirúrgicos. No entanto, apesar de raras, há amplo espectro de complicações encontradas. Sendo assim, no caso apresentado, a investigação de febre foi ampliada com TC de abdome precoce pelo histórico do procedimento recente. Dentre essas complicações, estão hemorragia intra-abdominal, abscesso hepático, perfuração intestinal e queimadura de pele como as mais relatadas.
Palavras Chave
Metástase hepática; ablação percutânea; Abscesso hepático.
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Instituições
Hospital Federal Servidores do Estado - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
MARIA ISABEL GUARÇONI MIGUEIS, FRANCINE DE PAULA PORTO SACRE, CIBELE FRANZ, LARISSA DA ROCHA BORGES