16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS ACIDENTES DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU DE GOVERNADOR VALADARES – MG, ENTRE 2018 E 2019

Fundamentação/Introdução

Os acidentes de trânsito representam um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Por isso, analisar seu perfil epidemiológico pode conceder subsídios para propostas de intervenção. Além disso, indicadores de qualidade do serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), como o tempo-resposta (período entre a solicitação da assistência e a chegada da equipe ao local) também são sérios alvos de estudos para melhorias.

Objetivos

Traçar o perfil epidemiológico dos atendimentos prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) aos acidentes de trânsito em uma cidade de Minas Gerais (MG), por dois anos, compará-lo ao longo da série histórica e investigar o tempo-resposta.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal, descritivo, observacional cuja fonte de dados foram as fichas de atendimento do SAMU de Governador Valadares - MG, a ocorrências relacionadas ao tráfego, entre 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2019. Foram coletadas informações sobre: data, horário, sexo, idade, meio de transporte e local do incidente. A análise estatística foi realizada por meio do Software Microsoft Excel 2019®.

Resultados

Foram analisadas 2780 fichas (1328 de 2018 e 1452 de 2019). O tempo-resposta baixou de 16 minutos em 2018 para 15 minutos em 2019, pela mediana. Houve destaque para situações em que os números prevaleceram altos em ambos os anos: faixa de idade predominante de 20 a 29 anos (32,4%); maioria composta pelo sexo masculino (65,9%) e por motociclistas (61,9%); o pico de ocorrências ocorreu entre 18 e 19 horas, e principalmente no bairro Centro (15,9%); entre as rodovias, a BR116 teve destaque (56,7%); e Maio esteve entre os meses com os menores incidentes em ambos os anos, totalizando 206 casos.

Conclusões/Considerações finais

Uma medida significativa de prevenção aos acidentes de trânsito no Brasil é reconhecida como “Maio Amarelo” e possivelmente Governador Valadares experimente seus efeitos positivos, uma vez que apresentou nesse mês baixos valores desse tipo de ocorrência atendida pelo SAMU. Além disso, o tempo-resposta demonstrou melhorias nesse serviço de APH. Estratégias que aspirem públicos vulneráveis como os homens, jovens e motociclistas podem ser de grande valia para a redução dessas ocorrências. Planejamentos do tráfego também devem visar cenários que envolvem muitos acidentes, como o bairro Centro, a BR116 e horários de pico.

Palavras Chave

SAMU; atendimento pré-hospitalar; acidentes de trânsito.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais - Brasil

Autores

SAMANTA DE ABREU GONÇALVES, MATHAEUS LOPES DE ANDRADE, MARINA LACERDA MARQUES, GABRIEL DAS CHAGAS BENEVENUTO, FERNANDA VENTURATO ROQUIM