16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Pacientes acometidos por Doença Renal admitidos na emergência de um hospital público na região metropolitana de Belo Horizonte

Fundamentação/Introdução

Introdução: Os distúrbios renais, considerados por alguns autores como uma epidemia deste século, relacionam-se diretamente com as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial sistêmica, e ao aumento global da expectativa de vida da população.

Objetivos

Objetivos: Identificar o perfil epidemiológico e a presença dos principais fatores de risco dos pacientes atendidos no serviço de emergência de um hospital público em Minas Gerais, nos quais foram identificadas a presença de Doença Renal Crônica ou Insuficiência Renal Aguda.

Delineamento e Métodos

Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional e transversal, no qual foram coletados dados de 639 prontuários no período de outubro de 2010 a abril de 2017 no serviço de emergência de um Hospital público, localizado em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram incluídos no estudo indivíduos com faixa etária a partir de 13 anos e de ambos os sexos, cujos prontuários continham como uma das hipóteses diagnósticas a Doença Renal Crônica ou Insuficiência Renal Aguda.

Resultados

Resultados: A partir do levantamento do total de 639 pacientes, foi identificado que 57,7% eram idosos, sendo que 19 pacientes não apresentavam registro de idade. Quanto a Hipertensão Arterial, 53,05% dos pacientes apresentavam esse fator de risco e 26,44% apresentavam diabetes, sendo essas as duas etiologias mais prevalentes no estudo.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Os resultados desse estudo reafirmam os principais fatores de risco para a Doença Renal, sendo eles: Idade avançada, Hipertensão Arterial e Diabetes. Além disso, os dados obtidos ampliam a visão quanto a faixa etária mais acometida, uma vez que mais de 50% dos pacientes investigados eram idosos, ressaltando a importância do controle desses fatores de risco logo que detectados, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e reduzir a morbimortalidade.

Palavras Chave

Palavras-chaves: Doença Renal; Idosos; Hipertensão arterial; Hospital público.

Área

Clínica Médica

Autores

LAUREM NATANY FONSECA, AMANDA OTONI DUARTE, FRANCISCO RODRIGUES SALES, PATRÍCIA SOUZA PIMENTEL OLIVEIRA, CLÁUDIA SIBELE MONTEIRO