16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PERFIL SOCIODEMOGRAFICO DE INDIVIDUOS ACOMETIDOS POR LEPTOSPIROSE NO ESTADO DO PARA

Fundamentação/Introdução

A leptospirose é um grave problema de saúde pública com interesse mundial, sendo que tem elevados impactos socioeconômicos. A doença é muito relacionada com condições sanitárias precárias, atingindo majoritariamente a população da periferia, com menos acesso à informação e ao auxílio do Estado.

Objetivos

Caracterizar o perfil sociodemográfico de indivíduos acometidos por leptospirose no estado do Pará no ano de 2019.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo com caráter documental, descritivo, de abordagem quantitativa e transversal, que visou coletar informações relacionadas ao perfil sociodemográfico dos pacientes acometidos por leptospirose no estado do Pará. Os dados são referentes ao período de janeiro a dezembro de 2019 e foram obtidos por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e TABNET/DATASUS. As variáveis incluídas no estudo foram: sexo, raça, escolaridade e faixa etária. Posteriormente as informações foram tabuladas no Microsoft Excel e analisadas por meio da estatística descritiva.
Salienta-se que o presente estudo utilizou dados secundários de acesso público irrestrito, logo, dispensa-se o parecer ético do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de acordo com as normas estabelecidas na resolução nº466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados

No ano de 2019, foram notificados 133 casos de leptospirose distribuídos nas 11 regiões de saúde paraenses. A Região Metropolitana I comporta a maioria desses casos (94 casos), seguida da Região Metropolitana III (8 casos) e do Baixo Amazonas (8 casos). No quesito raça tem-se a predominância de pardos (109 casos). O sexo masculino apresentou 112 casos. A variável escolaridade foi ignorada em 43 registros, seguidos de 20 registros no Ensino Médio e 24 de 5ª a 8ª série. Os casos, em sua maioria, são de adultos, com 55 na faixa etária de 20-39 e 45 na de 40-59.

Conclusões/Considerações finais

A leptospirose ainda é uma doença prevalente no estado do Pará, e com maior acometimento na população economicamente ativa, o que, além do manejo pelo Sistema Único de Saúde, aumenta o prejuízo de gastos públicos com a enfermidade. Seu maior acometimento na população masculina pode refletir a relação ocupacional dentro de sua transmissão. Por fim, a não disponibilidade de algumas variáveis no DATASUS reflete a desimportância com que alguns serviços de saúde lidam com as notificações de agravo em saúde- uma realidade que precisa ser mudada.

Palavras Chave

Leptospirose; sociodemográfico; Pará

Área

Clínica Médica

Instituições

UEPA - Pará - Brasil

Autores

RUAN DAVI REBOUÇAS DE SOUSA, ALEXANDRE GOMES DOS SANTOS, CAROLINE SAYURI LUSTOSA SATO, GABRIEL RIBAS NASCIMENTO DE MELO