16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar como manifestações iniciais de tuberculose pulmonar: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença crônica granulomatosa necrosante causada pelo bacilo álcool-ácido resistente Mycobacterium tuberculosis. Representa importante causa de mortalidade mundial, com maior incidência em países subdesenvolvidos. Apresenta curso de evolução subagudo ou crônico. Apesar de classicamente associada a quadro clínico pulmonar, pode manifestar-se sob diversas apresentações, não raramente inespecíficas, representando grande desafio diagnóstico.

Objetivos

Relatar o caso de paciente com diagnóstico de TB a partir de quadro de trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP).

Delineamento e Métodos

Paciente do sexo feminino, 40 anos, caucasiana, agente de ação social (trabalhadora em abrigo para crianças em situação de rua), previamente hígida, foi encaminhada ao Pronto-Socorro por quadro de febre há 10 dias, dor pleurítica e dor em membro inferior direito (MID) do tipo fisgada, acompanhada de parestesia há 6 dias. À admissão apresentava MID edemaciado com sinal de Homans positivo, Bancroft e Bandeira negativos. Ultrassonografia de MID evidenciou TVP acometendo veias poplítea e tibial posterior. Angiotomografia de tórax evidenciou falhas de enchimento em ramos segmentares para o lobo inferior direito e ramos subsegmentares para o lobo inferior esquerdo, compatíveis com TEP; além disso, a imagem trouxe nódulos pulmonares sólidos esparsos por ambos os campos pulmonares, sendo um deles escavado e o maior medindo 1,2cm.

Resultados

O exame detectou, também, múltiplos micronódulos de distribuição miliar difusos e linfonodos mediastinais aumentados em número e dimensões em cadeias paratraqueal inferior à direita, hilar à esquerda e subcarinal. Realizada biópsia de nódulo pulmonar, que revelou processo inflamatório crônico granulomatoso, com ocasionais células gigantes de Langhans, associado a áreas de necrose do parênquima pulmonar, corroborando assim o diagnóstico de TB pulmonar. Iniciado tratamento poliquimioterápico e seguimento ambulatorial especializado, além de notificação e convocação de contactantes.

Conclusões/Considerações Finais

Embora seja uma doença infecciosa de alta prevalência, a TB se manifesta de forma heterogênea em múltiplos órgãos e sistemas. O relato de caso descreve manifestação inicial atípica, reforçando assim a importância de se aventar a TB como diagnóstico diferencial mesmo em cenários clínicos pouco usuais.

Palavras Chave

Tuberculose; Trombose venosa; Embolia pulmonar.

Área

Clínica Médica

Autores

ISABELLA PEIXOTO FERREIRA, LUÍS FELIPE HABER FIGUEIREDO E SILVA, CRISTINA ALBA LALLI, DANIELA MITI LEMOS TSUKUMO