16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Cardiomiopatia de estresse (Takotsubo) pós ingestão alcoólica associada com amnesia: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A Miocardiopatia de stress (takotsubo) é caracterizada por disfunção sistólica ventricular esquerda regional que se assemelha a um infarto do miocárdio em sua apresentação inicial, podendo causar dor torácica, elevação do segmento ST e elevação de marcadores de lesão cardíaca.

Objetivos

Relatar um caso de paciente com miocardiopatia de stress após libação alcoólica, em paciente diabética e com história de cirurgia bariátrica e depressão.

Delineamento e Métodos

Os dados foram obtidos de forma sistemática por meio de entrevista e revisão de prontuário.

Resultados

Paciente do sexo feminino, de 39 anos, história pregressa de depressão e diabetes mellitus tipo I foi encontrada não responsiva e com rebaixamento do nível de consciência após festa e libação alcoólica. Ao ser socorrida, foi observada respiração agônica, realizado um dextro aferido em 62 mg/dL, corrigido com solução de glicose a 50% e, mesmo após glicemia dentro da normalidade, não recuperou o nível de consciência. Foi realizada intubação orotraqueal (IOT) para proteção de vias áreas. Constatou-se instabilidade hemodinâmica refratária a volume, com necessidade de uso de droga vasoativa (noradrenalina). Foi realizado Ecocardiograma que mostrou acinesia da região média do ventrículo esquerdo, com hipercinesia compensatória das regiões basal e apical, e com diagnostico de miocardiopatia por estresse. A Tomografia Computadorizada de crânio e avaliação do liquor sem alterações. Ressonância Nuclear Magnética de crânio detectou hipersinal em T1 e T2 acometendo os núcleos lentiformes e cabeça do núcleo caudado bilateral, além de hipersinal em T2 difuso do parênquima cortical cerebral, acometendo lobos frontais, parietais, temporais e ínsulas, associado à restrição pelo estudo por difusão por edema citotóxico. No 12° de internação o Ecocardiograma constatou resolução completa da disfunção contrátil de ventrículo esquerdo e desmame completo de drogas vasoativas. Pacientes recebe alta do hospital e foi encaminhada para reabilitação.

Conclusões/Considerações Finais

A descrição de uma síndrome rara, em uma faixa etária abaixo do habitual que evidencia os fatores de risco presentes para o stress cardíaco como o diabetes, depressão após cirurgia bariátrica , uso de norepinefrina e a associação com o abuso de álcool , pouco descrito na literatura. Miocardiopatia de stress desencadeada pela libação alcoólica pode ser evitada.

Palavras Chave

Takotsubo, Álcool, Amnésia, Miocadiopatia de stress

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL DE BASE - FAMERP - São Paulo - Brasil, HOSPITAL MUNICIPAL LOURENÇO JORGE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CARLOS HENRIQUE DOSUALDO, MARIA REGINA PEREIRA DE GODOY, LAURA FERNANDA CARDOSO, CAIQUE ALBERTO DOSUALDO, REGINALDO CLAUDIO DA SILVA FILHO