16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Cardiomiopatia de estresse (Takotsubo) pós ingestão alcoólica associada com amnesia: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A Miocardiopatia de stress (takotsubo) é caracterizada por disfunção sistólica ventricular esquerda regional que se assemelha a um infarto do miocárdio em sua apresentação inicial, podendo causar dor torácica, elevação do segmento ST e elevação de marcadores de lesão cardíaca.

Objetivos

Relatar um caso de paciente com miocardiopatia de stress após libação alcoólica, em paciente diabética e com história de cirurgia bariátrica e depressão.

Delineamento e Métodos

Os dados foram obtidos de forma sistemática por meio de entrevista e revisão de prontuário.

Resultados

Paciente do sexo feminino, de 39 anos, história pregressa de depressão e diabetes mellitus tipo I foi encontrada não responsiva e com rebaixamento do nível de consciência após festa e libação alcoólica. Ao ser socorrida, foi observada respiração agônica, realizado um dextro aferido em 62 mg/dL, corrigido com solução de glicose a 50% e, mesmo após glicemia dentro da normalidade, não recuperou o nível de consciência. Foi realizada intubação orotraqueal (IOT) para proteção de vias áreas. Constatou-se instabilidade hemodinâmica refratária a volume, com necessidade de uso de droga vasoativa (noradrenalina). Foi realizado Ecocardiograma que mostrou acinesia da região média do ventrículo esquerdo, com hipercinesia compensatória das regiões basal e apical, e com diagnostico de miocardiopatia por estresse. A Tomografia Computadorizada de crânio e avaliação do liquor sem alterações. Ressonância Nuclear Magnética de crânio detectou hipersinal em T1 e T2 acometendo os núcleos lentiformes e cabeça do núcleo caudado bilateral, além de hipersinal em T2 difuso do parênquima cortical cerebral, acometendo lobos frontais, parietais, temporais e ínsulas, associado à restrição pelo estudo por difusão por edema citotóxico. No 12° de internação o Ecocardiograma constatou resolução completa da disfunção contrátil de ventrículo esquerdo e desmame completo de drogas vasoativas. Pacientes recebe alta do hospital e foi encaminhada para reabilitação.

Conclusões/Considerações Finais

A descrição de uma síndrome rara, em uma faixa etária abaixo do habitual que evidencia os fatores de risco presentes para o stress cardíaco como o diabetes, depressão após cirurgia bariátrica , uso de norepinefrina e a associação com o abuso de álcool , pouco descrito na literatura. Miocardiopatia de stress desencadeada pela libação alcoólica pode ser evitada.

Palavras Chave

Takotsubo, Álcool, Amnésia, Miocadiopatia de stress

Área

Clínica Médica

Categoria

Área Médica

Instituições

HOSPITAL DE BASE - FAMERP - São Paulo - Brasil, HOSPITAL MUNICIPAL LOURENÇO JORGE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CARLOS HENRIQUE DOSUALDO, MARIA REGINA PEREIRA DE GODOY, LAURA FERNANDA CARDOSO, CAIQUE ALBERTO DOSUALDO, REGINALDO CLAUDIO DA SILVA FILHO