16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DIAGNÓSTICA DA DOENÇA DE STILL NO ADULTO: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A doença de Still é caracterizada por febre, artralgia, rash maculopapular e uma resposta inflamatória sistêmica exagerada, caracterizada por velocidade de hemossedimentação e ferritina elevadas, proteína C reativa elevada, entre outras alterações.
Este estudo apresenta um relato de caso (autorizado pelo paciente), cujo diagnóstico é Doença de Still, justificado este trabalho, por ser uma doença rara, cujo diagnóstico é de exclusão.

Objetivos

O presente estudo objetiva proporcionar uma discussão temática da patologia e desta forma enriquecer a comunidade cientifica e capacitar médicos quanto ao diagnóstico da mesma.

Delineamento e Métodos

Descrição do Caso
Paciente E.S.P.M, 48 anos, sexo feminino, admitida no HSJA, em 2019, com relato de febre diária, exantema difuso, presentes principalmente nas extremidades e tronco, de início há 1 semana e odinofagia anterior ao quadro. Além disso, referiu artralgia, presente há 4 meses, persistindo após tratamento de Chikungunya. A paciente apresenta como comorbidade hipertensão arterial sistêmica. Os exames laboratoriais realizados durante a internação foram: ferritina elevada (7.515,8 ng/ml), hemossedimentação 60 (VHS) de 110, proteína C reativa (PCR) de 10, ultrassonografia de abdome com fígado aumentado de volume e baço discretamente aumentado de volume; eletrocardiograma demonstrando taquicardia sinusal e ecocardiograma sem alterações, anticorpo antinuclear (FAN) negativo; teste do látex negativo; eletroforese de proteínas com diminuição de albumina (34,3% - 2,16g/dl); anemia normocítica normocrômica (hematócrito 33/ hemoglobina 10,5/ volume corpuscular médio de 85/ hemoglobina corpuscular média de 27). Paciente apresentou melhora clínica após início de corticoterapia associada ao reuquinol.

Resultados

.

Conclusões/Considerações Finais

Este estudo possibilitou refletir sobre o diagnóstico da doença de Still, que apresenta o critério de Yamaguchi, considerado de maior sensibilidade e especificidade, por se referir a medidas e fatores que auxiliam no diagnóstico, bem como no tratamento indicado.

Palavras Chave

Doença de still. Artralgia. Exantema. Corticoterapia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São José do Avai - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DANIELE FIGUEIREDO PACHECO, GLAUBER FELIZARDO ALVIM, IAN TINOCO NOVAES BEDIM, NIKYALLAN SOARES RODRIGUES, SOLON ALVES LACERDA FILHO