Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA PANDEMIA SARS-COV-2 NAS ATIVIDADES DA LIGA ACADEMICA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA SAO LEOPOLDO MANDIC (LAHH-SLM)
Fundamentação/Introdução
A pandemia SARS-COV-2 impôs distanciamento social e, no âmbito acadêmico, houve a interrupção de aulas e atividades presenciais, que migraram para o formato de ensino remoto. Assim, as ligas acadêmicas também tiveram que adaptar suas atividades durante esse período.
Objetivos
Verificar o impacto das medidas preventivas da pandemia SARS-COV-2 na rotina da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia São Leopoldo Mandic (LAHH-SLM).
Delineamento e Métodos
Foi realizado levantamento documental de dados, usando os arquivos da LAHH-SLM, desde a sua fundação em 2017 até Junho de 2020.
Resultados
Em relação a produção científica da liga, tivemos no período 2017 - 2019 uma média de 7 aulas por ano, 5 - 6 membros no núcleo organizacional, 4 - 5 alunos ligantes ativos por ano, uma média de 22,5 alunos por aula, 2 trabalhos submetidos a apresentação no formato pôster em congresso da especialidade e nenhum trabalho submetido a publicação. No primeiro semestre de 2020 foram contabilizadas 5 aulas, e em relação aos mesmos dados citados, houve incremento em três itens: o número de ligantes subiu para 12, a média de participantes por aula aumentou para 64,8 alunos e tivemos um artigo do tipo relato de caso submetido a publicação em revista médica. Em relação aos demais dados levantados, não encontramos diferença entre o ano da pandemia e períodos prévios. Em 2020, apenas no primeiro semestre, houve um número de aulas próximo ao que costumamos ter em um ano inteiro, o que pode ser explicado pelo interesse dos acadêmicos em entender o envolvimento da hematologia na fisiopatologia da SARS-COV-2 e em seu tratamento, já que essa temática esteve presente em 3 aulas realizadas. Também identificamos um maior número de ligantes, possivelmente motivados pela expressividade da hematologia no contexto da pandemia. No primeiro semestre de 2020, todas as discussões da LAHH-SLM ocorreram de modo virtual, o que facilitou a adesão dos estudantes, aumentando a sua participação. Tivemos a submissão de um artigo para publicação, o que relacionamos aos mesmos motivos já abordados.
Conclusões/Considerações finais
O protagonismo da hematologia nas discussões sobre a pandemia voltou o olhar do acadêmico para esta especialidade. Além disso, o distanciamento social implicou em um maior contato com ferramentas digitais. Essa oportunidade, associada a um maior conhecimento da hematologia, possibilitou o êxito no número de atividades da LAHH-SLM no período pandêmico.
Palavras Chave
pandemia SARS-COV-2, liga acadêmica, educação à distância, medicina
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Autores
MONICA PIACENTINI LUIZON, JIVIANE BEATRIZ CUNHA BARRETO SILVA, ALINE SILVEIRA