16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO DE CARTILHA COM FOCO EM SAUDE MENTAL DO IDOSO NA PANDEMIA PELO COVID-19

Fundamentação/Introdução

Durante muito tempo, o conceito de saúde era entendido apenas como o estado de ausência de doença. Depois de muitos anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) modificou esse conceito para um estado completo de bem-estar físico, mental e social, permitindo uma visão mais abrangente, holística e biopsicossocial de cada indivíduo. Principalmente no contexto de isolamento social provocado pela Pandemia do COVID-19, os idosos são um grupo etário prejudicado quando se trata de saúde mental pela possibilidade de consequências graves da doença em associação à imunidade gerando medo e ansiedade.

Objetivos

O objetivo do presente trabalho foi construir uma cartilha sobre a saúde mental para idosos no contexto da pandemia pelo COVID-19.

Delineamento e Métodos

Trabalho com metodologia qualitativa, experimental e que não necessitou de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Por meio de matérias educacionais médicos e matérias do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), foram construídos resumos sobre a importância da saúde mental e métodos de combate à ansiedade em momentos de isolamento social e, posteriormente sedimentados por discussões em grupos e finalizados com a editoração de uma cartilha contendo as informações. O material foi enviado para diversas unidades de saúde a fim de serem estratégias de conscientização.

Resultados

A cartilha foi construída em capítulos como a definição da doença COVID-19, sua transmissão, benefícios do isolamento social e sua relação com saúde mental, sintomas de alerta de prejuízo mental e medidas de melhoria (como atividade física) sendo uma estratégia importante para a sedimentação de conhecimentos em educação em saúde de unidades básicas. A unidade básica de saúde terá resultados positivos ao utilizar um material construído e revisado por discentes e orientador de medicina, além de poder ser disseminado em grupos de redes sociais e orientação pelos profissionais da atenção básica.

Conclusões/Considerações finais

Dessa forma, a construção da cartilha obteve resultados positivos para os discentes que a construíram e para a sociedade haja vista ter construído um material educacional que ficará disponível na estrutura física da unidade bem como em mídias sociais.

Palavras Chave

COVID-19; Saúde Mental; Idoso.

Área

Clínica Médica

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - Pará - Brasil, UNIVERSIDADE BRASIL - São Paulo - Brasil

Autores

ANA FLAVIA OLIVEIRA DE SOUZA TRINDADE, VITORINA SOUZA MARQUES, MANOAN SIMIONI FERREIRA, ISABELLA CORRÊA DE MIRANDA, VALNICE FERREIRA CAMPOS LODI