16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO DE CARTILHA SOBRE IMPORTANCIA DA VACINAÇAO COMO FERRAMENTA DE COMBATE AS FAKE-NEWS

Fundamentação/Introdução

As vacinas são substâncias biológicas que quando introduzidas no corpo humano ativam o sistema imunológico, criando imunidade contra o microrganismo alvo da vacina. Principalmente durante a pandemia pelo COVID-19, a taxa de vacinação de diversas doenças diminuiu por fatores de isolamento social e novas correntes de movimentos anti-vacinas que institui dúvidas sobre a eficiência da vacina e sua importância social para o controle e até erradicação de doenças.

Objetivos

O objetivo do presente trabalho foi construir uma cartilha sobre a importância das vacinas para prevenção de doenças e que servisse como material que subsidie campanhas de educação em saúde na atenção primária.

Delineamento e Métodos

Trabalho com metodologia qualitativa, experimental e que não necessitou de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Por meio de matérias educacionais médicos e materiais do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), foram construídos resumos sobre a importância da vacinação e posteriormente sedimentados por discussões em grupos e finalizados com a editoração de uma cartilha contendo as informações. O material foi enviado para diversas unidades de saúde a fim de serem estratégias de conscientização em educação em saúde.

Resultados

O manual foi construído em capítulos que definiram o conceito de vacinas, a sua importância pessoal no combate à doenças e social na possibilidade de erradicação e diminuição do contágio, benefícios, comparação entre mitos e verdades científicas a fim de diminuir as dúvidas relacionadas e combater as fake news presentes nas redes sociais e em correntes anti-vacinas, além de efeitos colaterais mais comuns, sendo uma estratégia importante para a sedimentação de conhecimentos em educação em saúde de unidades básicas. As unidades de saúde também são beneficiadas por meio da possibilidade de utilização de um material educacional que foi construído e revisado por discentes e orientador de medicina, sendo passível de ser reproduzido em panfletos, mídias sociais e grupos de redes sociais.

Conclusões/Considerações finais

Dessa forma, a construção da cartilha obteve resultados positivos para os discentes que a construíram, pois sedimentou o conhecimento além de ter produzido um material para a atenção básica em saúde.

Palavras Chave

Vacinação; Medicina; Atenção Primária à Saúde.

Área

Clínica Médica

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ (CESUPA) - Pará - Brasil, UNIVERSIDADE BRASIL - São Paulo - Brasil

Autores

ANA FLAVIA OLIVEIRA DE SOUZA TRINDADE, VITORINA SOUZA MARQUES, MANOAN SIMIONI FERREIRA, ISABELLA CORRÊA DE MIRANDA, BRUNO SOUZA DOS SANTOS