16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROMES DE PREDISPOSIÇÃO HEREDITÁRIA AO CÂNCER ENTRE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA, ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM BELÉM –PA.

Fundamentação/Introdução

O câncer de mama é considerado um importante problema de saúde pública, especialmente entre os países em desenvolvimento, sendo que 10 a 20% são causados por Síndromes de Predisposição Hereditária ao Câncer (SPHC).

Objetivos

Estimar a proporção de indivíduos que preenchem critérios para Síndromes de Predisposição Hereditária ao Câncer entre pacientes com Câncer de Mama atendidos no Hospital Ophir Loyola (HOL) localizado em Belém - PA.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo epidemiológico, observacional, descritivo de delineamento transversal dos indivíduos que preencheram critérios para SPHC entre pacientes com câncer de mama em tratamento. A pesquisa foi realizada nos ambulatórios de quimioterapia do Hospital Ophir Loyola (HOL), no período de setembro de 2017 a setembro de 2018. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa tanto do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) quanto do HOL.

Resultados

Foram coletados dados de 278 pacientes, sendo que destes, 276 eram do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Abaixo ou igual a 35 anos, encontraram-se 28 pacientes; entre 36 a 49 anos, 129 pacientes; entre 50 a 69 anos, 86 pacientes e acima de 70 anos, 35 pacientes. 90% estudaram até o ensino médio, 61% são pardos e 61% são casados. Sobre a idade do diagnóstico, 26 foram diagnosticados antes dos 30 anos, 128 foram até 49 anos, 83 foram até 69 anos e 41 foram diagnosticados com mais de 70 anos, sendo a grande maioria com um tempo de diagnóstico acima de 5 anos. O tipo molecular predominante foi o Luminal A com 29% e o tipo histológico foi o Ductal invasivo com 66%. Com relação às SPHC, 77 pacientes atendiam critérios e 201 não atendiam. 28% apresentavam critérios para Síndrome de Câncer de Mama e Ovário (72 pacientes), 6% para Li-Fraumeni (18 pacientes) e 2% para Síndrome de Cowden (5 pacientes).

Conclusões/Considerações finais

O resultado possibilitou o fornecimento de dados valiosos para o seguimento dessas pacientes e o direcionamento da atenção dos profissionais de saúde local para este grupo de indivíduos de forma a estimular ações que fortaleçam a prevenção, diagnóstico precoce e aconselhamento genético adequado.

Palavras Chave

Aconselhamento genético; câncer de mama; hereditária.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA - Pará - Brasil, Hospital Ophir Loyola - HOL - Pará - Brasil

Autores

AMANDA DE ARAUJO DIAS, BIANCA AZEVEDO PARREIRA MARTINS , ANTONETE SOUTO EL-HUSNY